25 ANOS DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA -  IR. ANGELA LEONETE VANDRESEN  IRMÃ DA CARIDADE SOCIAL

Artigo Vocacional 006

Ir. Angela nasceu no dia 21 de novembro de 1973, no município de Manoel Ribas/Pr, na comunidade Cristo Rei, na Barra Azul, comunidade pequena no interior de Manoel Ribas/Pr, viveu sua infância e parte de sua adolescência, juntamente com seus pais: Ana da Silva e Dionísio Vandresen e seis irmãos. Hoje compartilha da alegria de ter 10 sobrinhos.

Deus a presenteou com essa família, que foi o berço e o sustento da sua vocação. Através da vivência dos valores cristãos: oração do terço em família, participação ativa na comunidade, nos círculos bíblicos, catequese, grupos de adolescentes e jovens e movimentos sociais, sobretudo pelo testemunho de fé, esperança e coragem frente aos desafios e dificuldades enfrentados na vivência familiar e como agricultores, desde muito cedo foram sementes de sua vocação.

Ir. Angela até entrar na Comunidade das Irmãs da Caridade Social, dedicou-se ao estudo, ajudava sua família nas atividades da casa e na roça da qual tiravam o seu sustento. Foi neste contexto que “sentiu o olhar de Jesus que a chamou”.

Em 1986, foi crismada por Dom Frederico Helmel e em seguida mudou-se com sua família para Guarapuava/Pr, para morarem na chácara do Seminário Diocesano. Essa mudança, proporcionou um contato maior com religiosos(as), seminaristas e padres que falavam sobre vocação. Com 13 anos de idade, Ir. Angela sentiu mais forte o chamado de Deus para a Vida Religiosa Consagrada e grande desejo de colocar-se a serviço do Reino. Percebeu que o próprio Deus foi conduzindo-a nesse processo de discernimento. 

Em 1987, fez seu primeiro encontro vocacional diocesano, onde teve a possibilidade de conhecer Irmãs de diferentes Congregações, entre elas: Ir. Pauline e Ir. Laura (Irmãs da Caridade Social). A partir de então por 3 anos fez vários encontros, retiros, clubinhos vocacionais, semanas de convivência e acompanhamento vocacional. No dia 2 de fevereiro de 1991, com 17 anos, ingressou na Comunidade das Irmãs da Caridade Social. A sua Primeira Consagração de Vida foi celebrada em Guarapuava/Pr, no dia 18/08/1996 e a Consagração Definitiva em Curitiba/Pr, no dia 18/08/2004.

Ir. Angela formou-se no Curso Técnico em Contabilidade, é graduada em Teologia e Ciências Religiosas. É pós-graduada em Espiritualidade e Aconselhamento Pastoral.

Ao longo desses 25 anos, tem vivido o seu “SIM” a cada dia nas diversas experiências de missão onde atuou: na Creche Lar João Paulo II; na comunidade São Luís como Catequista e líder da Pastoral da Criança; na coordenação dos grupos de adolescentes, nas CEB’s no Bairro Novo em Curitiba/Pr; na Pastoral da Escuta de mulheres em recuperação da dependência química; no Projeto Mutirão especificamente na Padaria Comunitária e nas  visitas às famílias dos catadores de recicláveis; na Ação Social da Arquidiocese de Curitiba/Pr; na Coordenação da Pastoral da Criança na Diocese de Guarapuava; ajudou na Equipe Diocesana de Animação Vocacional e no Projeto Social “Centro de Apoio à Família”. 

Atualmente faz parte da Comunidade das Irmãs no município de Pitanga/Pr, atua na Pastoral da Escuta; Assessorias; formação para os Ministros da Eucaristia; Liturgia; Retiros; na Equipe de Coordenação do Núcleo da CRB e é responsável em acompanhar o grupo de Leigos, Membros Externos da Caridade Social.

Ir. Angela celebrou 25 anos de Consagração, no dia 15/08/2021. Para ela, essa celebração é a renovação do compromisso assumido na Primeira Consagração. É dizer continuamente “SIM” a Cristo, a serviço dos irmãos e do Seu Reino, com alegria e disponibilidade. É ainda, agradecer e louvar a Deus, pelo dom do Seu Amor Misericordioso, por Ele a alimentar ao longo desses anos, com Sua constante presença na Palavra, na Eucaristia e através das pessoas que confiou a ela no dia a dia na missão. É oportunidade para ‘Olhar o passado, com gratidão’, um convite a fazer memória da própria história, construída até aqui, do caminho percorrido, dos passos dados! Uma oportunidade de ‘Viver o presente, com paixão’, o hoje da vida, da história, o tempo presente, tão desafiador com tantas incertezas que Deus lhe dá possibilidades para viver intensamente, com fé, amor, profetismo, alegria e esperança.

Rita Paintner Woynaroski
Postulante da Comunidade das Irmãs da Caridade Social

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167