A IMPORTÂNCIA DA CRB REGIONAL CURITIBA EM MINHA VIDA E DO MEU NÚCLEO MARINGÁ: EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA!

Artigo Memorial 004

Estimado povo de Deus, minhas irmãs, meus irmãos de missão

O Papa Francisco nos convida a sermos “pessoas-cântaro”. Essa expressão me faz refletir e compartilhar com vocês minha alegria de ser religiosa/cântaro, ou seja - na contemplação de uma realidade pandêmica e carente, sedenta e sobretudo necessitada de fé e esperança - anunciar a boa notícia: podemos entrar no dinamismo do Espírito, oferecendo “água” aos outros. Esta água devemos levar enquanto pessoas-cântaro, sendo portadoras do Verbo encarnado, que se fez homem/pessoa para nos salvar.

A certeza e a experiência de sermos amadas/os e escolhidas/os por Deus, nos fazem descobrir que somos enviadas/os em missão, para pastorearmos as avelhas do rebanho do Senhor, muitas vezes, sedentas e famintas, vulneráveis e frágeis. A Vida Religiosa assume sua identidade de profetismo, nesse contexto!

Enquanto religiosa da Instrução Cristã, sou interpelada continuamente a voltar meu olhar para “o rosto jovem de Deus”, como dizia a música; no intuito de vivenciar o fecundo carisma, legado deixado por nossa fundadora Me. Agathe Verhelle:  “sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude, em qualquer lugar onde pudermos cooperar na propagação da glória do Senhor”. Servir ao Reino por meio dos jovens é a realidade que me impulsiona cotidianamente. Estando em terras paranaenses há 13 anos, vivo a experiência da alegria de ser consagrada para servir em qualquer espaço de missão. 

Neste ano de 2021, celebrar os 65 de anos da existência de nossa CRB Regional Curitiba, é reconhecer o dom de Deus. Faço memória, com profunda gratidão à esta Regional e o Núcleo CRB/Maringá que vêm congregando lindamente as Congregações que integram esse Núcleo. Amo participar dos encontros ou outros eventos organizados pela CRB. Tive a alegria de colaborar na equipe de coordenação deste Núcleo, quando experimentei a possibilidade e a certeza de que a VRC é um sinal visível da presença de Jesus de Nazaré no mundo. 

O sonho da fraternidade e de multiplicar a esperança, por meio de nosso testemunho profético e alegre, me impactaram positivamente, no tempo em que estive no serviço direto da CRB. Minha forma de ser e proceder adquiriram novos paradigmas. Enxerguei com mais visibilidade a importância da intercongregacionalidade (cultura forte no Regional) e o respeito pela diversidade dos carismas institucionais. Quanta riqueza! “Podemos sempre mais do que imaginamos”, juntos!  Testemunho a riqueza, comprometimento e engajamento da CRB regional Curitiba junto aos Núcleos e subnúcleos que a compõem. Por tudo, demos graças a Deus!

Manter a luz acesa da esperança, na alegria, na oração, como portadoras e portadores da boa nova, enquanto místicos e profetas, é a nossa missão. Avancemos para águas mais profundas!

Agradeço esta oportunidade de chegar até vocês, reconhecendo a grandeza de Deus que alcança as Congregações Religiosas.

Deus nos abençoe e, Maria, mãe de Deus e nossa mãe, caminhe conosco. 
Na alegria do mistério da encarnação, “caminhemos na esperança” (Fratelli Tutti).
Meu abraço sororal. 
                                                        Ir. Maria Nazareth Gomes da Silva (Religiosa da Instrução Cristã)

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167