A IMPORTANCIA DA CRB REGIONAL DE  CURITIBA EM MINHA VIDA

Artigo Memorial 014

CRB...olhando esta sigla, tão amada e tão querida evoca em mim um sentimento profundo de GRATIDÃO, sim, porque a CRB marcou minha vida e da minha comunidade de formação que durante uns quinze anos fez parte da vida em missão das Irmãs Carmelitas de Vedruna em Curitiba. Foi espaço onde junto com muitas Irmãs e Irmãos de diversas Congregações, partilhamos esperanças, tristezas, alegrias, dúvidas. Elaboramos projetos conforme os apelos da realidade que nos motivavam a reflexões profundas e desafiadoras iluminadas e animadas pelas prioridades da CRB Nacional comprometida cada vez mais com os empobrecidos, e que era um grande desafio, ao mesmo tempo que um estimulo, principalmente na orientação da formação inicial a qual   coordenei por vários anos.  

Mas há um tempo para chegar, um tempo para partir, isto porque estamos inseridas no tempo de Deus. E foi nesse tempo que criei laços de amizade e de amor com a CRB. Construímos fraternidade, sororidade num trabalho de equipe integrado, e  juntas/os crescemos, sofremos, gozamos,  e assim nessa parceria de irmãos/as, a Vida Religiosa no Paraná, iluminada pela Palavra de Deus, sensível e aberta aos sinais dos tempos, foi crescendo cada vez mais  no compromisso com os mais vulneráveis.

E os anos foram passando, mas ficaram lembranças carregadas de profundas experiências que encorajam, fortalecem e que não se apagam nunca porque o amor que nasceu no coração de todos nós continua revigorando nossas vidas. Lembranças estas, que convidam a olhar para trás, e lá no mais profundo do  ser ecoa: valeu a pena!. Valeu a pena, fazer parte dessa história e ser um elo da corrente que iniciou com quem lançou as primeiras sementes da CRB dando muitos frutos com a participação  e responsabilidade  de tantos religiosas/os inseridos em comunidades pequenas nas periferias da Regional de  Curitiba.

Além da animação da formação inicial, vi nascer e participei ativamente na animação das pequenas comunidades  de inserção , experiência revitalizam-te da Vida Religiosa Consagrada que, em fidelidade, a experiência fundante de cada Carisma foi fazendo o processo de inserir-se nas realidades dos mais empobrecidos defendendo sua causa. Como membro da Diretoria tive a graça  de conhecer de perto a Vida Religiosa comprometida com a defesa da vida, que fluía nos núcleos da CRB no interior do PR.

Por tudo isto, louvo e agradeço a Trindade Santa e a presença marcante de Nossa Senhora que sempre caminhou na minha frente, iluminando e animando. Agradeço a todas as pessoas  que fizemos juntos/as  essa caminhada, mas  não quero deixar de agradecer de maneira especial a minha Comunidade  da Congregação das Irmãs de Vedruna, que além de  participar ativamente da programação da CRB sempre me animou e apoiou, a  Ir. Rosarita  da Divina Providencia, ao Pe. Ângelo Perin dos  Saletinos e Pe. Thomas, do Verbo  Divino, que já goza da presença plena de Deus. 

Obrigada a CRB por este convite,  que me possibilitou  fazer memória agradecida  da experiência vivida. Foi muito.
Um grande abraço 
Ir. Maria López Otero. ccv

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167