EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

Artigo Memorial 0012

A CRB é uma presença muito marcante na vida de muitos Religiosos e Religiosas, delineando através do seu ser o modelo e exemplo de doação por causa do Reino, permeando para além do institucional-civil-religioso, pois, perpassa a vida de cada irmão e irmã com amor, por amor e no amor. A vocação, dom de Deus concedido é sempre encantador e quase inexplicável, raramente sabemos com convicção se chegamos para ficar perpetuamente, esperamos os sinais do Senhor a cada manhã. Mas, então como tudo acontece? Acontece num encantamento... não mágico, mas, real, favorecido por aquelas figuras religiosas que refletem a causa do Reino; elas imprimem marcas em nossas memórias e no nosso ser consagrado. A alegria tão expressa na face visivelmente desposada de cada consagrado e consagrada, numa entrega total... e que se não foi total no cotidiano, desejou sê-la no coração que lutou com as limitações superadas a cada dia. 

Que bela é a “forma de vida” daquele que é escolhido e aceita viver o amor! Lembro-me das minhas primeiras experiências com a CRB, quando ainda era formando. Participávamos do Juninter, e naquela época sem muito compreender a importância, hoje enxergo não só o conteúdo, mas, a convivência fraterna, os formadores e formadoras, o grupo de junioristas, as partilhas, as celebrações, o motivar-se mutuamente na caminhada vocacional consagrada. 

Minha caminhada com a CRB começou no núcleo de Ponta Grossa, depois Guarapuava e atualmente Londrina. Em cada lugar com suas peculiaridades, em 2005 no Núcleo de Guarapuava participei da Coordenação do Núcleo até 2007 quando colaborei como Coordenador; muitas lembranças desse período... vale destacar a preparação do Jubileu de Ouro da Regional que aconteceu em Guarapuava, conduzido pela entusiasta Irmã Madalena Molling (in memoriam), no dia da celebração o momento marcante foi o abraço que os Religiosos e Religiosas deram no Lago, num gesto de unidade e de testemunho profético. Depois fui transferido para Ponta Grossa, e lá, também participei da Coordenação do Núcleo e depois servi o Núcleo como Coordenador, sempre aprendendo com a Vida Religiosa Consagrada, Ponta Grossa tem um Núcleo formados por números religiosos e religiosas que participam da CRB e dão testemunho da luta pela causa do Reino nas mais variadas dimensões dos carismas fundacionais. Agora estou em Londrina, auxiliando como Coordenador, e na celebração dos 65 anos da Regional, desafiados a um tempo totalmente novo.

Quais surpresas esse tempo reservou para nós Consagrados e Consagradas? Já aprendemos muito, construímos, testemunhamos... Celebramos os 65 anos da Regional e vislumbramos um novo mundo, ou melhor, um novo “modus vivendi”, que desejamos ser conduzido pelo Espírito. O Papa Francisco assinalou ao falar para Religiosos Espanhóis, que “é triste ver como alguns institutos, a fim de buscar uma certa segurança, para poder se controlar, caíram em ideologias de qualquer tendência, de esquerda, de direita, de centro, qualquer tendência. Quando um instituto se reformula do carisma numa ideologia perde a sua identidade, perde a sua fecundidade. Manter vivo o carisma fundacional é mantê-lo em movimento e em crescimento, em diálogo com o que o Espírito vem nos dizendo na história dos tempos, nos lugares, nas diferentes épocas, em diferentes situações. Isso pressupõe discernimento e pressupõe oração. Não se pode manter um carisma fundacional sem coragem apostólica, ou seja, sem caminhar, sem discernimento e sem oração” . Parece que, de fato, o diálogo com o Espírito seja o caminho mais certo para esse momento, vivendo com fidelidade o carisma fundacional. O Papa ainda fala para nos colocarmos “dentro do alcance” do Espírito Santo, que conselho inspirador... os que nos precederam nestes 65 anos com certeza escutaram o Espírito. Que o Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor, nos ajude a construirmos nestes novos tempos o Reino, obrigado Senhor pela graças de fazer parte da CRB. 
Frei Wainer José de Queiroz
Frade Menor Missionário. 

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167