Leigos também fazem parte dessa história... 65 anos Regional Curitiba

Artigo Memorial 011


Que alegria imensa eu senti quando a querida e admirada irmã Maria Claus entrou em contato comigo para fazer uma pequena partilha de minha passagem pela CRB. Na hora eu pensei: vai ser difícil, será um testemunho pequeno, pois foi ao longo de 18 anos, tantas coisas boas e maravilhosas e de um aprendizado tão grande, quero levar para minha vida toda... Então vou tentar resumir. 

Minha passagem pela CRB-Regional de Curitiba – novembro de 1995 a dezembro de 2013 = 18 anos de muita, mas muita alegria e não conseguirei exprimir em palavras minha gratidão a Deus e o quanto fui privilegiada no serviço à CRB nesses 18 anos.

Minha tia Vanda da Silva Brasileiro trabalhava na CRB meio período. Em meados de novembro de 1995 teve de se afastar por uns dias, por motivos pessoais. Fim de ano, a sede da CRB a todo vapor com trabalhos intensos, pois eram realizados manualmente: boletins, programação, tudo confeccionado ali, numa pequena máquina copiadora com scanner.

A minha tia falou de mim para Irmã Inês Aparecida da Silva, Mensageira do Amor Divino, assessora, e ela falou com o Padre Thomaz Hughes, então presidente na época, e me contrataram para o período integral.

Meu Natal de 1995 ficou marcado, pois eu e meu esposo, Antônio Carlos e meus 02 filhos pequenos, Débora e Rodrigo, tínhamos chegado a Curitiba há 01 ano e meio. Sou muito grata a Deus, pois não só me deu um emprego como uma segunda família: a CRB.

Todos os cursos e encontros nos quais participei com as assessoras para ajuda-las, aproveitei ao máximo... Tudo que ouvia delas e dos assessores... foi um aprendizado.

A cada 03 anos mudavam a Diretoria e Assessora e eu tinha sempre em mente que eu teria de me adaptar ao jeito de cada uma, sempre atenta em repassar com clareza os trabalhos internos para as assessoras e dar continuidade da maneira que cada uma conduzia com dedicação e carinho pelos Religiosos dessa regional.

Cedinho colocava-me a caminho da CRB todos os dias com alegria e vontade de aprender. Estando na sede recebia com animação cada religioso (a) e aprendia com todos. Aprendi de tudo com as assessoras: cartas aos religiosos, programação anual, serviço bancário... confiaram a mim todo o trabalho, de modo que eu me sentia muito útil e até importante para a CRB. O querido padre Thomaz nas apresentações, em cursos, dizia naquele jeitão de irlandês: “Rose é da congregação da Sagrada Família: tem esposo e filhos.” E todos riam... e assim era conhecida minha congregação nas congregações – a Rose da Sagrada Família.

Nos serviços bancários, ir. Neiva Fiorentin Presidente teve a confiança de me mandar para Regional da Bahia para fazer um curso intensivo para todos que faziam contabilidade nas regionais e assim assumi também a missão da contabilidade da Regional; sempre que tinha os cursos estava me aprimorando juntamente com os religiosos e leigos das outras regionais que faziam os trabalhos da contabilidade... Financeiro... Isso tudo com as Assessoras me orientando.

Confesso que fiquei extremamente triste em dezembro de 2013, quando fui dispensada dos trabalhos da conferência. Pois eu amava o que fazia e até hoje tenho muitas saudades de estar trabalhando com Religiosos (as). Sempre, sempre terei no meu coração essa família. Um legado que ninguém tira de mim: os religiosos!

Cada Diretoria e Assessoras que passaram pela CRB nesses 18 anos, ficam aqui o meu carinho e gratidão a todos. Vale ressaltar que na vida da gente há pessoas que de alguma forma nos marcam muito pela vivência e testemunho de vida que nos transmitem. Gostaria de citar os nomes, se possível. Amo todos vocês.

DIRETORIA
1. Padre Thomaz Hughes – Verbitas (in memorian)
2. Padre Odair Costa, Redentorista
3. Frei João Lovato – Capuchinhos
4. Frei Ildo Perondi – Capuchinhos
5. Irmã Neiva Fiorentin – Claretianas
6. Irmã Therezinha Tonus – Passionistas
7. Irmã Julita Momm – Franciscanas de são José
8. Irmã Rita Maria Küster Boni – D ivina Providência
9. Irmã Irene Novak – Franciscanas S. Trindade
10. Irmão Pedro Wolter – Maristas
11. Padre Osnildo Klan – Dehoniano (in memórian)
12. Irmã Cristina Avanço – Santa Ana (in memorian)
13. Irmã Paula Pereira Alves – Filhas da Caridade

ASSESSORAS
1. Ir. Geni Pereira – S. José Chambéry
2. Ir. Elena Colombro – Div. Providência
3. Ir. Adiles Guardabben – Filhas da Caridade
4. Ir. Maria  Aparecida Claus – Franciscanas C. Jesus
5. Ir. Ilca Maria Hendges – Servas do Espírito Santo
6. Ir. Ana Celma da Silva - Irmãs Filhas da Cruz 
7. Ir. Maria Catarina – Franciscanas da Beata Angelina
8. Ir. Maria Eugênia Pereira de Lima - Franciscanas de Siessen
9. Maria das Graças da Silva – Leiga consagrada – SEARA
10. Ir. Neiva Furlin – Catequistas 

Roseli Concas Brasileiro.
Almirante Tamandaré, 30 de abril de 2021.

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167