MINHA PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

Artigo Memorial 001

Para abertura de nossos Artigos Memorias da CRB-Regional Curitiba temos a alegria de contar com a Partilha do Irmão Pedro João Wolter – Marista. Nossa Gratidão pelos anos que se doou a Vida Religiosa Consagrada em nossa Regional e pelo seu testemunho como Irmão Consagrado. 


I – HISTÓRICO

Recordar é viver, diz um adágio popular. Com muita alegria aceitei escrever um breve relato dos meus 15 anos de participação em organismos da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB. Dos 15 anos de atuação na CRB, 09 foram na Regional de Curitiba, que neste ano está celebrando 65 anos. Foi fundada em 01 de maio de 1956 no Colégio da Divina Providência, na Rua do Rosário no centro de Curitiba.

1 – Minha atuação na CRB iniciou em setembro de 1998 na Assembleia Eletiva da CRB Regional de Florianópolis realizada na cidade de Curitibanos, quando fui eleito membro da Diretoria (triênio 1998-2001), tendo por Presidente a Irmã Máris Bolzan SDS, de saudosa memória. Como eu era o único membro da Diretoria residente em Florianópolis, sede da Regional, assumi a função de tesoureiro para agilizar os aspectos econômicos.

2 – Em setembro de 2001, na Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional em São Paulo no Colégio São Luis, fui eleito para o Conselho Superior para o triênio 2001-2004. Nesta assembleia foi também eleita para Presidente da CRB Nacional a Irmã Máris Bolzan SDS que tinha acabada de deixar a Presidência da Regional de Florianópolis. A sede da CRB Nacional era ainda na cidade do Rio de Janeiro e o Conselho Superior era um órgão de reflexão que auxiliava a Diretoria, já não existe mais.

3 – Em setembro de 2003 assumi como membro da Diretoria da CRB-Regional de Curitiba em lugar do Pe. Giammarco Paris, SF que foi transferido para a Itália logo após ter sido eleito. Era Presidente a Irmã Neiva Maria Fiorentin, MC. Em 2006 a Regional celebrou seu cinquentenário com um Encontrão de mais de 500 Religiosos de todos os Núcleos (dioceses) do Paraná em Guarapuava. A celebração constou de uma solene Missa em Ação de Graças pelos 50 anos da Regional, um almoço comunitário de confraternização e à tarde os religiosos cercaram/abraçaram o grande lago de Guarapuava e a Presidente, Irmã Neiva, com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, navegou pelo lago em um barco do Corpo de Bombeiros, recordando a pesca milagrosa da imagem na Baia de Paranaguá em uma manhã, na hora do orvalho/rocio, em meados do século XVII.

4 – Na Assembleia Eletiva da CRB – Regional de Curitiba em 23 de setembro de 2009, fui eleito membro da Diretoria para o triênio 2009-2012. Para Presidente foi eleito o Padre Tomaz Hughes, SVD, de saudosa memória.

5 – Na Assembleia Eletiva da CRB Regional de Curitiba em 17 de setembro de 2015, fui eleito Presidente da Diretoria para o triênio 2015-2918. Compunha a Diretoria a Irmã Rita Maria K. Boni, IDP (Provincial), Pe. Cezar Luciano Fernandes, SFB (Provincial), Frei Cláudio S. de Abreu, OFM (Provincial) e Irmã Dagmar Mussi, SFCM e Assessoras as Irmãs Luciane Kudlawicz, SF, Jéssica Kátia Obzut (Glória), ZSJM e Marizete Salete Wansoski ,IFBA.

Alguns eventos mais significativos realizados:

a) Em 2006, dentro das celebrações do Ano Santo da Divina Misericórdia, foi realizado um encontro de 3 dias no Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba com a participação de mais de 500 religiosos de todo o Brasil, sendo conferencista Dom João Braz de Aviz, brasileiro, natural de Mafra-SC, Prefeito dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
b) Em 2017, tendo por tema a “Formação Permanente” foi realizado um encontro de 3 dias com o Padre Amedeo Cencini, religioso Canossiano de Verona-Itália, autor de inúmeros livros. O encontro aconteceu no salão de eventos da paróquia dos Vicentinos em Orleans-Curitiba e teve a participação de aproximadamente 600 religiosos de todo o Brasil.
c) Em outubro de 2016 a Regional de Curitiba, em colaboração com a CRB Nacional, realizou o IV Encontro Nacional de Religiosos Irmãos no Centro Marista Marcelino Champagnat em Curitiba com a participação de 120 Irmãos.
d) Significativos em quantidade de participantes e qualidade/profundidade dos cursos no triênio foram os postulinters, novinters e juninters com a participação de formandos inclusive dos Estados vizinhos.

II – O QUE “LUCREI” COM ESSES 15 ANOS DE CRB?
Tenho clara consciência de que lucrei disparadamente muito mais do que dei à CRB nesses 15 anos. Imagine a riqueza em participar:
a) Das reuniões mensais da Diretoria. (Aproximadamente 160).
b) Das assembleias anuais da Regional e da Nacional.
c) Dos encontros anuais das Diretorias da Região Sul (PR-SC e PR).
d) Dos encontros, dentro do possível, dos Postulinters, Novinters e Juninters.
e) Dos encontros anuais das coordenações dos Núcleos e Sub-Núcleos.
f) Dos inúmeros Cursos, Encontros que a Regional e a Nacional promovem regularmente.
g) Etc...Etc.

Agradeço e louvo ao Senhor por mim e todos os religiosos que responderam SIM ao convite que Ele nos fez “VEM E SEGUE-ME”. Agradeço ao Senhor pelos milhares de religiosas(os) que encontrei nesses 15 anos nos Encontros, Cursos, Assembleias, Retiros etc. O Encontro com todos os(as) Religiosos(as) sempre foi um alegre alento em minha vida de IRMÃO consagrado.

Fui um privilegiado. Obrigado à todas e todos.

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Trying to get property of non-object in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Trying to get property of non-object in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167