MINHA PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

Artigo memorial 007

PARABÉNS CRB/PR – Eu faço parte desta história

O tempo é oportuno em responder ao convite para partilhar um pouco do que foi a significativa vivência na equipe de coordenação deste Regional; é uma releitura reverente e grata pela experiência quando da gestão 24/09/2003 a 23/09/2006. Sendo a primeira mulher eleita para esta missão no Regional, tive a alegria de contar com uma equipe na diretoria muito sintonizada e criativa, sendo:

Irmã Maria Therezinha Tónus, Passionistas.
Padre Osnildo Carlos klann - Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos (em saudosa memória)
Irmão Pedro Wolter - Marista que substituiu no início de 2004 o padre Gianmarco Paris - Sagrada Família.
Irmã Irene Novak - Santíssima Trindade.

As assessoras: Ir. Maria Claus – Franciscana do Coração de Jesus; Ir. Catarina Gonçalves de Oliveira – Franciscanas da Beata Angelina e a leiga Roseli Concas Cavalcanti. 

Juntos buscamos realizar as decisões da assembleia que nos conferiu entre outras prioridades animar a preparação e celebração jubilar de ouro da Conferência. 

Para este artigo convidei Ir. Maria Claus para, em nome da equipe rememoramos alguns pontos relevantes; enquanto recolhemos lembranças, fatos e nomes, desfilam rostos e palavras que fazem eco aos 65 anos da CRB/Pr, na distância dos 15 anos já passados.

Recordamos que demos início ao período, reformando o apartamento na sede da conferência e fato inusitado foi o trabalho de locomover e transportar a grande banheira abrigada num dos cômodos, haja previsões assertivas! 

Porém, o mais significativo foi criar a capela na entrada como espaço de acolhida dos visitantes, lugar de silêncio, oração e muitas partilhas em torno a Palavra de Deus e a dinâmica da Vida Religiosa no Regional.

A compra da Parati preta marcou um tempo bem movimentado, sendo que na preparação ao jubileu, visitamos os então 20 núcleos do Regional. Vivi a feliz experiência de ir pessoalmente, sempre acompanhada de um membro da Diretoria ou uma das Irmãs assessoras. Que riqueza passar finais de semanas entre os religiosos/as dos núcleos realizando o encontro pré jubilar, animando, avaliando e tecendo juntos novos sonhos. Visitamos na ocasião as 12 comunidades contemplativas no Paraná, também bom número das sedes provinciais e gerais e as comunidades nascentes de vida consagrada.

Decisão marcante no período foi a descentralização da formação inicial de Curitiba, criando polos formativos em Londrina e Cascavel, que contaram com equipe de assessores da sua região, quantos dons partilhados nesta experiência!

Ainda na visita aos núcleos, fomos acolhidos pelos Senhores Bispos, os quais em espírito de comunhão nos falavam da Vida religiosa em sua diocese/núcleo e também se envolveram animados na celebração jubilar da CRB.

Para concluir este itinerário pelo Estado, aproximamos a data da assembleia do regional com a da CNBB Sul 2, realizando um encontro conjunto dos bispos e superioras provinciais e gerais, onde demos a conhecer o resultado das visitas aos núcleos com os desafios e perspectivas para o momento. Bem lembramos aqui a manhã radiosa de boas partilhas, na casa do Mossunguê.

Para Guarapuava rumamos várias vezes preparando a grande celebração jubilar. Decidimos realizar naquela cidade – coração geográfico do Estado, para facilitar a viagem das caravanas. Contando com a coordenação do núcleo de Guarapuava, liderada por Irmã Madalena Moling - Ursulinas (em saudosa memória), todos tão criativos e animados se responsabilizaram pelos incontáveis detalhes do evento marcante!

Como não recordar a calorosa acolhida dos Padres Passionistas que colocaram à disposição a infraestrutura da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, Admirável também foi a logística que facilitou a distribuição das marmitas para o almoço de tanta gente reunida ali.

A jornada jubilar foi uma bênção! Celebração, partilhas e testemunhos envolvidos de muita animação com a participação criativa de cada núcleo. O encerramento bem lembrado pelo Irmão Pedro em seu artigo recente foi a oração e envio num abraço ao lago, marco histórico aquele! Assessorada pelos bombeiros em sua barca e tendo nas mãos a imagem de Nossa Senhora do Rocio nossa padroeira Estadual, senti a vibração das vozes em cantos de fé e gratidão de uma Vida Religiosa expressiva e contagiante. Que bom resgatar este sentimento atemporal, que chega ao hoje com a mesma força da gratidão.
Um dos frutos do jubileu foi a edição do livro “TESTEMUNHOS”, distribuído às comunidades do Regional e solenemente entregue no Santuário de Aparecida, na missa por ocasião do Jubileu de ouro da CRB nacional, para constar na sala dos milagres. O livro cita relatos de consagrados/as que doaram parte de suas vidas no Paraná e continuam vivos na memória do povo, como referenciais no testemunho das Bem Aventuranças evangélicas. 

Reconheço não termos agradecido o suficiente o intenso amor de Deus derramado em nossos corações, com a soma de tantas pessoas, comunidades e Congregações que fizeram a história até aqueles 50 anos, mas o estendemos até aqui aos 65 anos da Conferência. Renovo em nome da equipe de 2003 – 2006, o louvor ao Deus Trino e a você que faz a CRB acontecer e jubilosamente vibra com mais este marco celebrativo. Não percamos a profecia, a esperança e a atenção aos sinais dos tempos, mantendo-nos no essencial querer de Deus, portanto sempre revigorados na mística da consagração, comunhão e missão!

Obrigada à coordenação atual com as assessoras pela dinamicidade em tempos de pandemia, nos unindo, formando e tecendo sempre novos sonhos, nos animando a prosseguir decididamente!

Ir. Neiva Maria Fiorentin – Missionária Claretiana
Londrina, 27 de Abril 2021

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167