Núcleo de Cascavel Homenageia:  Pe. Jackson Maioli Alvarenga.

Artigo Memorial 017

O Nùcleo de Cáscavel deseja homenagear alguns Religiosos, e entre eles o Pe. Jackson Maioli Alvarenga. 
Querida e amada Vida Religiosa Consagrada do Paraná, que alegria celebrar 65 anos de histórias, partilhas, orações, profecia e consagração. Sou o Pe. Jackson Maioli Alvarenga, CP, Missionário Passionista, atualmente resido em Goiânia-GO, sou pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Balneário Meia Ponte, superior da comunidade religiosa São Paulo da Cruz e atuo nos serviços da arquidiocese de Goiânia-GO. 

É com imensa alegria e saudades que partilho com todos/as consagrados/as um pouco da caminhada do nosso núcleo de Cascavel-PR. Morei na Arquidiocese-cidade de Cascavel entre os anos de 2012 à 2016. No início do ano de 2012, logo que cheguei para formar a comunidade com mais outros 11 irmãos de congregação, erámos um grupo de 12 religiosos, 4 padres e 8 formandos junioristas, fomos participar do primeiro encontro do núcleo, na abertura do ano. Foi um momento de muita alegria, acolhida, oração e partilha. O núcleo de Cascavel tinha uma característica muito bonita, era um grupo animado, gostava de música, dinâmico, diverso, idades mistas, presença de jovens e pessoas de uma experiência fantástica. Já no primeiro encontro, uma característica minha, fui me envolvendo, participando, falando, e não pouco (risos), quando próximo de terminar o encontro, a coordenadora conduziu um momento para escolher novos membros da vida consagrada para compor a coordenação. A Ir. Lúcia, das Pequenas Irmãs da Sagrada Família era a coordenadora, soube conduzir muito bem o núcleo. Foi então que meu nome apareceu para entrar como colaborador na coordenação, fiquei surpreso, pois era o primeiro encontro que participava, então disse: “precisamos conversar na nossa comunidade, não posso dizer agora”, porém, meus confrades e formadores estavam presentes e já disseram que seria ótimo. Sendo assim, aceitei ajudar o núcleo, pois era uma alegria estar com a Vida Religiosa Consagrada e poder aprender e caminhar juntos. 

Nos anos de 2012 e 2013 participei da coordenação ajudando a Ir. Lúcia e toda a coordenação, a quem peço perdão por não recordar os nomes dos demais consagrados/as que atuavam conosco. Ao término do ano de 2013, a Ir. Lúcia comunicou que já era hora de assumir outros projetos e que deveríamos no primeiro encontro do ano seguinte, ou seja, 2014 fazer a eleição, escolha da nova coordenação. Bom, aí minha barriga já foi esfriando (risos), pois ela mesma dizia para mim: “Jackson, assume, não tenha medo, o núcleo é bom, você se identificou com todos e todos lhe querem muito bem”. Mais uma vez tenho que rir (risos). Realizamos um bonito encontro de boas-vindas à Vida Religiosa Consagrada no início do ano de 2014 e chegou o momento de realizar a escolha da coordenação do núcleo. Às vezes, penso que Deus brinca comigo e me joga em cada uma (expressão da minha família). O núcleo me escolheu para coordenador nos anos de 2014 e 2015. Assumi com muita alegria, entusiasmo, amor e fé. Era prazeroso participar do nosso núcleo, cada encontro com a coordenação e a vida religiosa consagrada de Cascavel, reavivava nosso amor por nossa consagração. Erámos um grupo dinâmico, vivo, disposto, trabalhador. Novamente peço perdão por não recordar todos que atuaram comigo neste período, recordo da Ir. Tina (Scalabriniana), Ir. Rafael (Marista) e a Ir. Lúcia continuou conosco, nos dando suporte. 

Realizamos bonitos e alegres momentos para a Vida Religiosa Consagrada do núcleo de Cascavel. Encontros trimestrais, encontro das novas gerações, o dia da vida religiosa consagrada, 15 de agosto sempre era muito bem celebrado, noites de reflexão, retiros, dia de espiritualidade, momentos estes que ficarão em meu coração e na minha memória. Nosso núcleo teve a alegria de participar em Curitiba-PR da Assembleia Regional com o Cardeal Dom João Braz de Aviz, que trouxe alegria ao nosso coração. Erámos muito bem acolhidos pelo saudoso e amado Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos (in memória), respeitava e promovia sempre a Vida Religiosa Consagrada. 

Posso concluir expressando minha gratidão à todos/as Consagrados/as que tive a oportunidade de conviver, conhecer, amar e ser amado nas terras do Paraná, sinto muitas saudades de todos e tudo, foi uma experiência incrível, nunca me esqueci de vocês, nossos encontros e momentos fecundos, levarei esta rica experiência para onde for e saibam que aqui no coração deste missionário, vocês Consagrados e Consagradas do Paraná, moram num lugar especial. Obrigado por tudo que aprendemos juntos e não nos esqueçamos, somos amados e chamados por Deus para encantarmos o mundo com a alegria de nossa Consagração. 

Fraternalmente, Pe. Jackson Maioli Alavenga, CP
Missionário Passionista

 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Undefined property: stdClass::$categoria in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Undefined property: stdClass::$id in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167