Série de vídeos do Testemunho vivo da Vida Religiosa Consagrada das casas de nossos Religiosos/as Idosos/as.


“Como é bela a sabedoria dos anciãos” (Eclo 25,5).

Ajudai-me Senhor há receber cada dia como um dom e viver na gratuidade. Senhor deus do tempo e da eternidade, conduzi o coração para as coisas do alto.  Disse Hernann Hesse, certa vez “que a coisa mais linda da velhice é ler com gratidão o livro das memórias da própria vida”. A alegria de ser é uma forma simples de expressar a gratidão. Para Deus não importa como a história começou, Ele quer escrever um final feliz. Teremos na sequencia uma serie de vídeos testemunho vivo da Vida Religiosa Consagrada das casas de nossos Religiosos\\as Idosos \\as.


ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA EM TEMPOS DE COVID-19
( RESIDÊNCIA DE RELIGIOSOS IDOSOS E ENFERMOS )

Uma comunidade de religiosos idosos e enfermos, como a que eu animo, em princípio, já é  um tanto isolada, dificilmente saem. No entanto, possuem uma vida social bem ativa com as visitas que estimulamos dos familiares, confrades da Província, principalmente das comunidades próximas, dos antigos alunos e professores etc. Nos finais de semana recebem inúmeras visitas.

Com o advento do covid-19, tivemos que suspender todas essas visitas. Estimulamos então os contatos por telefone, WhatsApp e outros meios de comunicação. Continuamos a participar  virtualmente de todas as reuniões e atividades da Província inclusive de um encontro com o Superior Geral desde Roma.

Também tínhamos suspendidos todas as atividades com os fisioterapeutas, a  fonoaudióloga, a  naturóloga e a terapeuta ocupacional, ficando apenas com os/as enfermeiros/as e técnicos/as de enfermagem. Em vista da importância das atividades com esses profissionais para com os idosos e enfermos, após um mês, voltamos a contratá-los, lógico, com todos os cuidados (luvas. máscara, troca de roupa e calçado na entrada, verificação da temperatura etc ). Com o retorno dessas atividades, melhorou muito a qualidade de vida dos idosos e enfermos.

Buscamos ocupa-los o máximo de tempo possível com muitas atividades além das normais de uma comunidade religiosa, outras tais como: ensaio de canto, leitura de jornais e revistas, vídeos, fazer palavras cruzadas e quebra-cabeça etc. Neste aspecto, a terapeuta ocupacional auxilia muito com atividades físicas, recreativas e intelectuais.

Diariamente PARTICIPAMOS da Santa Missa às 07 horas pela TV Canção Nova e no momento da  Eucaristia, o sacristão da comunidade distribui a Sagrada Comunhão.

Sempre que o tempo permitir, rezamos o Terço caminhando, em procissão, pelos caminhos da propriedade com a participação inclusive dos cadeirantes e dos que usam andador.

Para tornar a vida comunitária mais distendida, buscamos celebrar  com muita animação todos os eventos, principalmente as datas significativas do Ano Litúrgico, da Congregação e  os aniversariantes da casa. Nossa festa junina, apenas interna com os religiosos e colaboradores,  está sendo bem preparada e aguardada.

As orações, sem pressa, continuam sendo os momentos mais importantes onde diariamente é colocada a intenção pelos enfermos do covid-19 e dos seus cuidadores, os familiares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, voluntários, sacerdotes e demais.

“Podemos ter chegado em diferentes NAVIOS, mas hoje estamos todos no mesmo BARCO”.  Martin Luther King Jr.

CONFIRA O VÍDEO PREPARADO PELOS IRMÃOS. CLIQUE AQUI.
 
Irmão Pedro João Wolter – FMS
 Animador da Comunidade Marista São José  - S. José dos Pinhais


 
Indique a um amigo
 
 
Artigos Relacionadas

Notice: Trying to get property of non-object in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167

Notice: Trying to get property of non-object in /home/crbprbr/public_html/pg/post2.php on line 167