FORMADORES

FORMADORES

 A missão do formador/a é importante, mas é de igual modo importante formar para a missão, formar para a paixão do anúncio, formar para aquela paixão do ir a toda a parte, a todas as periferias, para anunciar a todos o amor de Jesus Cristo, sobretudo aos distantes, falar dele aos pequeninos e aos pobres, e deixar-se também evangelizar por eles. Tudo isto exige bases sólidas, uma estrutura cristã da personalidade que hoje as próprias famílias raramente sabem dar. E isto aumenta a vossa responsabilidade.

Uma das qualidades do formador é ter um coração grande para os jovens, para formar neles corações grandes, capazes de acolher todos, corações ricos de misericórdia, cheios de ternura. Vós não sois só amigos e companheiros de vida consagrada de quantos vos são confiados, mas verdadeiros pais, verdadeiras mães, capazes de lhes pedir e dar o máximo. Gerar uma vida, dar à luz uma vida religiosa.  (Papa Francisco)
 
A formação não pode ser orientada somente ao crescimento pessoal, mas também à sua perspectiva final: o povo de Deus. Papa Francisco
É necessário formar pessoas que sejam realmente testemunhas da ressurreição de Jesus.