Encontro de Formação Permanente “Se tudo der certo vamos envelhecer” - CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional Paraná

Encontro de Formação Permanente “Se tudo der certo vamos envelhecer”

Por: Ir. Glória Jéssica Katia ObzutEm: Notícias


Nos dias 16 e 17 de abril de 2018. No Provincialado das Irmãs da Divina Providência aconteceu o Encontro de Formação Permanente, com a participação de 70 religiosas(os) de Diversas Congregações. Com o tema: Vocação e missão no envelhecer da Vida/ Cuidado da vida e descobrindo novos caminhos.

A assessoria do Primeiro dia foi com o  Pe. Adalto que ressaltou: Na Vida religiosa Consagrada, fomos escolhidos para viver o Evangelho.  Chamados para viver em Fraternidade, viver a essência, olharmos juntos para o que escolhemos. Lembrando um ao outro, nutrindo o afeto na gratuidade. “Nutro e sou nutrido” dar e receber. Ler os sinais de afeto que estão presentes na minha comunidade. Na palavra carinhosa, delicada, no sorriso, no elogio…

 Hoje está presente na VRC, o Burnout, síndrome, que gera doenças que tiram as energias, forças afetivas, gerando fadiga, frustração, cansaço, vazio existencial, enfraquecimento pessoal e sensação de que tudo esta acabado: a vida, vocação e missão. Perda da alma, perda de mim mesmo.

 Diante disso somos chamados a cultivar a espiritualidade, como busca do transcendente, superação do vazio existencial e equilíbrio. Levo para o outro o que encontro dentro de mim.

O que é a espiritualidade segundo Henri Nouwen: é uma jornada interior para o coração e uma jornada exterior para a comunidade e o ministério. Duas jornadas com muitos movimentos. Encontro Cristo dentro de mim, encontro Cristo nos outros. Faz-se necessário tempo de solidão, silencio, oração, meditação, contemplação e atenção aos movimentos do coração.

Estabelecer autodisciplina é o que eu estabeleço para mim mesmo. É assim que eu quero viver, me transformando na minha escolha. Espiritualidade, movimento interior que nos leva sempre mais ao encontro com o transcendente que esta em mim.

Ser místico é tomar decisão.  A serenidade, a harmonia se alcança na entrega de que só Deus me basta! Para isso é preciso o encontro do eu e de Deus, isso vai se dando lentamente. Abre-se a possibilidade de Deus atuar, abandonar-se em Deus. Neste encontro nada é excluído, para que tudo seja transformado. A essência da VRC é cultivar a vida interior.

No dia 17 de abril de 2018 tendo como Assessor  o Dr. Fernando Marcio Gonçalves de Matos. Neurologista.

“Se tudo der certo vamos envelhecer”, com saúde. A saúde se alicerça na educação, ela é um bem. Envelhecer com saúde é saber conviver e aceitar os limites da idade ter paciência consigo mesmo e com os outros. Isso faz parte da natureza.

Velhice, oportunidade de partilhar os conhecimentos às experiências à sabedoria da escola da vida… Somos feito de fases e passamos naturalmente de uma para a outra. Não julgar o tempo que já passou, melhorar a partir de hoje,  não se questionar sobre o passado, viver bem o momento presente e planejar o futuro.

O trilho é o caminho, a trilha é como vou caminhar. Somos seres de movimento.

O envelhecimento é progressivo, continuo lento e inevitável, faz parte da natureza, processo natural. Envelhecer com qualidade de vida é cuidar dos pensamentos, das escolhas que cada dia fazemos, é ter um ideal para correr atrás. É exercitar a memória, através da leitura, escrita mastigação, respiração, boa postura do corpo, exercícios físicos e alimentação adequada.

Ter tempo de não fazer nada. Falar mais de saúde do que de doença. Ter atitudes de prevenção e de cuidados. A melhor receita para envelhecer com alegria e felicidade.

 

Ir. Marizete Salete Wansoski

 

Caso alguém tenha interesse do material usado no curso pode obtê-lo nos conteúdos do site:Clique aqui.

Confira a Galeria de Fotos: Clique aqui.

comu