“O modo de ser e de viver atrai as vocações”

No dia 07 de junho realizou-se o encontro de formação para Formadores e Provinciais; com o tema “O Fenômeno de Vocações adultas e seu acompanhamento” com o Pe. Mathias Jacobus Andreas Ham no período da manhã e com o Pe. Fabiano Pinto \"orientações práticas para arquivar o essencial\" na parte da tarde. 

O encontro oferecido pela Regional CRB /PR, contou com a participação de 50 Religiosos de vários núcleos e de outras Regionais. A formação é um processo continuado, é um trabalho árduo e que requer tempo de quem é acompanhado e de quem acompanha. A pessoa é mistério e devemos respeitar o seu ritmo. 

No discurso do Papa Francisco durante o encontro com o Episcopado Brasileiro no Arcebispado do Rio de Janeiro em 27 de Julho de 2013 o Papa afirmou: “Queridos Irmãos no Episcopado, é preciso ter a coragem de levar a fundo uma revisão das estruturas de formação e preparação do clero e do laicato da Igreja que está no Brasil. Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis. Vocês, Bispos, não podem delegar este dever, mas devem assumi-lo como algo de fundamental para o caminho das suas Igrejas”.

Com isso concluímos que o caminho do discernimento se faz passo a passo com abertura, sinceridade, verdade, com tempo prolongado, pois esta em jogo a pessoa que busca realizar-se e ser feliz. A formação permanente é vigilância, é o cuidar do irmão da irmã.

 Pe. Fabiano partindo do Código de Direito Canônico nos exortou para cuidar da boa fama das pessoas, do respeito e da ética. Corrigir fraternamente e  advertir quando necessário for. Para ajudar a pessoa a fazer um caminho de crescimento.
Foram orientações praticas de conhecimento e de informações pontuais para cada pessoa que faz parte do clero diocesano e das ordens religiosas. 

Ir. Marizete Salete Wansoski
Assessora executiva - CRB Regional Curitiba. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas