Nos dias 04 e 05 de maio, aconteceu a terceira edição do Postulinter 2019. Com tema: Afetividade e Sexualidade. E tendo como assessora a Irmã Renata Vetroni Barros, da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado (CISCVE). Nosso local de encontro foi a FASBAM - Faculdade de São Basílio Magno. Esta edição foi importante para que nós formandos, tomássemos ciência de que para seguir a Jesus, é necessário sermos pessoas integradas. 
Refletimos sobre o processo de integração pessoal, que se inicia com o autoconhecimento. Tomamos conhecimento de que a sexualidade não é uma parte específica do nosso ser, mas é o nosso ser por inteiro, ou seja, sexualidade é: afetividade, cognição, ser sociável e ser um ser espiritual. Uma área não deve e nem pode estar acima da outra, mas devem estar em equilíbrio, resultando em um ser humano que se conhece e que consegue viver bem sua sexualidade. 
Ao longo do encontro a Irmã Renata, apresentou diversas questões que nos oportunizou perceber como estamos dentro do processo formativo. Ajudou-nos a perceber o que é, e o que não é saudável na formação; como o ciúme, o sentimento de posse ao irmão(a), formando(a), o querer controlar e manipular o(a) outro(a). E as atitudes prejudiciais para nós mesmos e a toda comunidade formativa. 
Nossa avaliação foi excelente, pois, pontuamos que com essa formação continuaremos o processo formativo com mais propriedade, buscando sermos seres humanos integrados. Para ratificar a avaliação desta edição, a postulante Deborah Monique, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, concluiu que “a sexualidade é um dom do Criador, mas também, uma função que tem a ver com o desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não é integrada na pessoa, torna-se banal e ao mesmo tempo destrutiva e afeta profundamente a identidade. Nós como formandos devemos buscar orientá-la, elevá-la e integrá-la pelo Amor, que é o único a torná-la verdadeiramente humana.” Assim, continuamos a nos “aperfeiçoar no Amor” esperando a próxima edição do Postulinter 2019. 

Mateus Henrique, Postulante dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC)

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas