Assembleia Formativa

Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu a Assembleia Formativa de Nosso Regional, com o tema e lema do triênio; Consagrado e consagrada em missão. “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5) Estiveram presentes 60 religiosos (as) dos núcleos e subnúcleos e representantes de diversas Congregações. O encontro aconteceu no Provincialado Santíssima Trindade, Irmãs da Divina Providência.

No dia 10 contamos com a presença de Pe. Antonio Ramos de Moura Neto representante da CRB Nacional e membro da Diretoria, que fez o repasse da Assembleia Nacional. Também Nilson I. Pegorini coordenador do PR partilhou sobre a atualidade da ANEC e das Filantropias. Foi partilhado ainda o Seminário de Guaratinguetá com a temática de Abusos de crianças e adolescentes, Barbara Pimpom Ferreira do Centro Marista de Defesa da Infância de Curitiba e ainda a partilha do IV Congresso vocacional realizado em Aparecida. Apresentado por parte da equipe que participou. Ir. Sandra dos Santos Carrara, FCJ, Frei Celio Ferreira, OM, Ir. Becky Fernandez DP.   e Ir. Juliana Zornello ASCJ.

No dia 11 nosso assessor Dom Amilton Manuel da Silva Bispo auxiliar de Curitiba que trabalhou os três seguintes pontos: Usando a metáfora da casa!
1 - O OLHAR DO DISCÍPULO (RELIGIOSO/RELIGIOSA) NA CULTURA URBANA 
(A desconstrução da casa). Dirigir o olhar na cultura urbana, olhar e mais que enxergar; olhar com o coração, com esperança levando a alegria do Evangelho. 
2 – O CORAÇÃO DO DISCÍPULO (RELIGIOSO/RELIGIOSA) NA CULTURA URBANA (Reconstruindo a casa). Viver a consagração batismal projeto de amor, pertença fazer parte ativa, “Ser um só coração e uma só alma”! (At 4,32) Cultivando o serviço e fidelidade ao carisma e a missão.
3 – OS PASSOS DO DISCÍPULO (RELIGIOSO/RELIGIOSA) NA CULTURA URBANA (Construindo casas) Olhar a pessoa conhecer pelo nome, criar relações de empatia, colocar-se na dinâmica da conversão permanente. São muitas as oportunidades para a nossa missão; Valorizar a pessoa, o diálogo a escuta e redescobrir a corporalidade, resgatando a teologia da criação.  

D. Amilton acrescentou que: NO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO. Ele nos diz que os consagrados e as consagradas, são chamados a ser sinal concreto e profético da proximidade de Deus da alegria de ser para o outro na missão.
 
Foi neste espirito de ser sinal de profecia e proximidade de Deus, que os religiosos da Regional Paraná, reuniram-se em assembleia formativa.

Assembleia formativa foi marcada por um clima de fraternidade, esperança alegria e troca de experiências e convivência. Todos saíram enriquecidos e aminados e iluminados, com a formação e partilha do vinho novo. Para que a festa da vida não se acabe.

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas