Assembleia Regional Formativa 2017

 

O Papa Francisco nos diz que os consagrados e as consagradas são chamados a serem sinal concreto e profético da proximidade de Deus. foi neste espirito de ser sinal de profecia e proximidade de Deus, que os religiosos do Regional Paraná, reuniram-se em assembleia formativa nos dias 28 e 29 de setembro de 2017. Estiveram presentes religiosos (as) dos núcleos e subnúcleos e representantes de diversas congregações.  O encontro aconteceu na Casa Paz e Bem, onde foram acolhidos com alegria e simpatia pelas irmãs Catequistas Franciscanas.

A luz do ano Mariano, no Jubileu de Fatima (cem anos) e de Aparecida (trezentos anos), os religiosos (as), foram convidados a beberem na mistagogia mariana com a assessoria da Irmã Lina Boff. Com muita maestria e sabedoria ela ajudou a refletir a presença de Maria no Mistério de Cristo e da Igreja. Apresentou pistas de como viver uma Mariologia Cristocentrica, Maria como aquela que com o seu sim nos traz o Cristo que salva. E que é preciso ajudar o povo a viver uma madura devoção mariana, compreendo a sua autentica relação de criatura com a Trindade.  E tendo consciência da importância de Maria na participação do mistério da salvação e da Igreja.

Dentro da programação esteve presente o Pe Mario Spak, secretario executivo da CNBB regional Sul II, que veio apresentar o projeto de Ação Evangelizadora “Cada comunidade uma vocação”, que visa criar uma cultura vocacional, convidou os religiosos(as) a assumirem juntos este trabalho que terá inicio em 29 de março de 2018.

Representando a CRB Nacional estava presente Frei Cláudio S. de Abreu, OFM Cap, que primeiramente transmitiu a saudação carinhosa de Ir. Maria Inês, presidente da CRB Nacional. Em seguida falou rapidamente do plano de ação trienal e depois motivou o grupo na vivência da alegria e da mística diante dos desafios da sociedade atual, porém sendo preciso ser testemunho do seguimento de Cristo. Apresentou também ao grupo possíveis datas de encontros e formações a nível de CRB nacional.

Assembleia formativa foi marcada por um clima de fraternidade, alegria e partilha de experiências. Todos saíram enriquecidos com a formação de Ir. Lina Boff, com o desejo de fazer uma mariologia que conduz a Cristo. Também esperançoso na dimensão vocacional diante do projeto proposto pelo Regional CNBB Sul II.  E motivados pelas palavras de Frei Claudio bem como de toda a diretoria de CRB-Paraná. Lamentamos a ausência do coordenador Ir Pedro Joao Wolter que estava em visita a família, devido a saúde de sua mãe, mas estava unido ao grupo e o grupo a ele pelas orações.

Por fim demos graças Deus pela vida de todos que colaboram para o bom êxito da assembleia. Que Maria Santíssima interceda por toda Vida Religiosa Consagrada, em especial de nosso Regional para que não perca a profecia, alegria e a esperança, mas que como Maria seja peregrina caminhado nos lugares onde a vida perdeu o sentido, e que este encontro seja como o de Maria a Isabel e nosso cantar seja um Magnifica “ O Senhor fez por nos maravilhas”

 Pe. Jorge Luis de Oliveira, Cavanis


Confira a Galeria de fotos : Clique aqui

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas