BEATIFICAÇÃO DE FRANCISCO JORDAN, FUNDADOR DA FAMÍLIA SALVATORIANA


No dia 19 de junho de 2020, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão de Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan (1848-1918), fundador da Família Salvatoriana.  E no último dia 04/09 a Santa Sé deliberou que a cerimônia de Beatificação acontecerá no dia 15 de maio de 2021, na Basílica de São João de Latrão, na cidade de Roma. 

 O milagre aconteceu no Brasil na cidade de Jundiaí/SP, em 2014. Um jovem casal esperava seu primeiro bebê e após várias investigações, foi informado por vários médicos/as especialistas que o feto sofria de uma doença óssea incurável (displasia esquelética). Sendo membros de um grupo de Leigos Salvatorianos, os pais começaram a rezar e pedir a intercessão do Venerável Servo de Deus, Pe. Jordan, convidando outros membros da Família Salvatoriana para se juntarem a eles. A criança, Lívia Maria, nasceu com plena saúde no dia 8 de setembro de 2014, dia do Aniversário da morte de Pe. Francisco Jordan. Depois que os procedimentos canônicos exigidos foram concluídos com sucesso, o Santo Padre, Papa Francisco, declarou que esta cura milagrosa foi operada por Deus por intercessão de Pe. Francisco Jordan.

Sua vida 

Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu em Gürtweil, sul da Alemanha, aos 16 de junho de 1848 e faleceu em 08 de setembro de 1918, em Tafers, na Suíça. Conheça mais sobre sua vida em nosso Site

Sua obra

Jordan, após um processo de profundo discernimento da vontade de Deus, funda um movimento apostólico movido profundamente pelas palavras do Evangelho: “Esta é a vida eterna: que conheçam a Ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste” (Jo 17,3). Ele quer envolver diversos grupos, pessoas de boa vontade do mundo inteiro, independentemente de sua condição social, motivando-os a participar ativamente na vida da Igreja, diante da situação periclitante da Igreja e do mundo (Liberalismo, Secularização, Revolução cultural). Desejava também iniciar a comunidade de homens e de mulheres que, vivendo os conselhos evangélicos, estivessem disponíveis para as missões em todos os lugares. 

A Família Salvatoriana, portanto, assim se constituiu: Em 08 de dezembro de 1881 - Sociedade do Divino Salvador - padres e irmãos. Em 08 de dezembro de 1888 - Congregação das Irmãs do Divino Salvador, juntamente com Thereza von Wüllenweber, hoje, Bem-aventurada Maria dos Apóstolos. A participação do laicato no projeto de Jordan estava desde o rebento, enquanto organização, porém, devido as circunstâncias da época, iniciou só mais tarde,  hoje nomeada Comunidade Internacional do Divino Salvador. No Brasil, os primeiros salvatorianos chegaram em 1896. Hoje somos duas províncias de Irmãs, uma província de Padres e Irmãos e 57 grupos de leigos. 

Seu legado

A vida de Francisco Jordan nos encoraja a uma santidade apostólica. Ele é o exemplo de um homem apostólico e missionário que deseja conduzir todos a Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Ele pretendia  dinamizar na igreja o “ser apóstolo” como tal, a plena corresponsabilidade pela expansão do Reino de Deus no mundo, “como os apóstolos”. Para ele a coisa mais natural do mundo é que todo católico, em virtude de sua vocação, devia e podia comprometer-se com o Reino de Deus. Essa visão eclesial é muito atual e em conformidade com a proposta da Conferência de Aparecida.  Quis anunciar Cristo e testemunhar o Evangelho em todas as dimensões da vida e da cultura “utilizando todos os modos e meios que a caridade de Cristo inspira”.

O núcleo identitário do carisma salvatoriano está centrado no binômio conhecer e tornar conhecido o Deus único e verdadeiro e a Jesus Cristo. O encontro com Jesus, o Salvador, nos permite conhece-Lo existencialmente e sermos por Ele enviados/as a comunicar esta alegria aos outros, convidando-os a se tornarem seus discípulos/as missionários/as comprometidos com o Evangelho: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham  em abundancia” (Jo 10,10). 
Pe. Jordan foi um homem de intensa vida de oração, de extraordinário zelo apostólico-missionário, de profunda vivência da pobreza evangélica e de inabalável confiança na Providência Divina.

“Todos os povos, todas nações, todas as raças, todas as tribos, todos os seres humanos: é devedor de todos! Não sossegueis e não descanseis até que todos conheçam, amem e sirvam a Jesus, o Salvador”. (Pe. Jordan - DE II, 70).

Ir. Sanda Regina A. de Souza
Coordenadora provincial
Província Santa Catarina 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas