Carta a Vida Religiosa Consagrada

Brasília, 30 de julho de 2020

Queridas irmãs e irmãos na Vida Religiosa Consagrada,

“Fazei tudo o que Jesus vos disser” (Jo 2,5)

Com esperança e fé, dirijo-me a vocês para encaminhar atividades que a CRB Nacional está promovendo, para manter viva a comunicação entre nós e fortalecer os laços de comunhão. Como é do conhecimento de todas/os este tempo de pandemia mexeu profundamente com toda a sociedade brasileira e, como estamos no mundo sem ser do mundo (Jo 15,19b), não podemos permanecer à margem dos fatos. Como São Paulo, dirigindo-se à comunidade de Corinto, hoje somos nós a receber esta exortação, “Somos atribulados em toda parte, mas não esmagados; estamos em dificuldade, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não destruídos; trazemos sempre em nosso corpo a agonia de Jesus, para que em nosso corpo também se manifeste a vida de Jesus; de fato, nós que vivemos estamos sempre expostos à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós trabalha a morte e em vocês a vida (2 Cor 4, 8-12). Apresento a seguir os encaminhamentos:

1. MENSAGEM DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR

A Equipe interdisciplinar da CRB, depois de algumas reuniões on-line, manifestou numa breve reflexão intitulada “VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA EM TEMPOS DE PADEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES”, um belo texto com o objetivo de fortalecer a nossa esperança e despertar maior empenho das Províncias, Comunidades e Regionais, na reflexão e ação conjunta, para vencermos os interditos deste tempo de pandemia que parece chegar ao fim. Contudo, pedimos encarecidamente que mantenhamos os cuidados sanitários e o isolamento social, onde for possível. Esta mensagem é oferecida para assimilação, reflexão e ações que ajudem na superação das perdas e inseguranças. No mês de setembro e na última edição da Convergência enviaremos dois Momentos Orantes para ajudar ainda mais a rezar com esta mensagem. Divulgaremos também um vídeo sobre a mensagem para viabilizar ainda mais o conteúdo.

As Assembleias das Regionais, que acontecerão também de modo on-line, terão como conteúdo o aprofundamento desta questão: Como a Vida Religiosa Consagrada tem enfrentado este tempo, com ganhos e perdas?

2. SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA.

Já estamos divulgando, há alguns dias a I Semana Nacional da Vida Consagrada. Até agora, celebramos o Dia do/a Religioso/a, no terceiro domingo do mês de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora. Considerando que, a data acabava sendo “engolida” pela Semana da Família, decidimos, em conjunto com a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, fortalecer todas as Vocações, neste mês a elas dedicado, assim sendo: 

De 01 a 08 – Semana dos Presbíteros : 1°Domingo: Dia do Padre; de 09 a 15 
Semana da Família –  2° Domingo: Dia dos Pais; de 16 a 22 
Semana da Vida Consagrada – 3° Domingo: Dia da Vida Consagrada; De 23 a 30 
Semana das Vocações leigas: 4° Domingo: Dia do/a Catequista. 

A CRB Nacional, bem como as Regionais, têm previsto um programa de dinamização desta Semana. Contamos com a participação todos os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, para que seja um momento de maior visibilidade da Vida Consagrada, sua identidade e missão, num momento orante pelas Vocações.

3. PESQUISA SOBRE A PANDEMIA EM NOSSOS INSTITUTOS E PROVÍNCIAS

Há muitas estatísticas sendo divulgadas sobre os estragos causados pela pandemia, porém, pouco ou quase nada sobre a VRC. É do nosso interesse conhecer e divulgar os dados também referentes à nossa real situação no Brasil. Para tanto, segue um link com um breve questionário para as/os Provinciais, com perguntas pertinentes a esta situação. Peço encarecidamente que respondam, para que possamos depois divulgar nas redes sociais da CRB e outros organismos.

4. III SEMINÁRIO NACIONAL DA VRC

É também do conhecimento de todos/as, que o nosso III Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada foi adiado, devido à pandemia. Tivemos que interromper as inscrições que chegaram a 400. Novas inscrições serão abertas a partir de 1º de fevereiro, no site da CRB Nacional. Todas as inscrições, já realizadas, estão confirmadas. Em caso de cancelamento dos já inscritos, favor comunicar diretamente com a sede da CRB, pelo e-mail secretaria@crbnacional.org.br.

Como dependemos da estrutura da Assembleia da CNBB e do Encontro Nacional dos Presbíteros, iremos realizar o nosso Seminário de 12 a 15 de maio de 2021, na casa da Mãe Maria, em Aparecida, no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho. Confiemos na intercessão de Nossa Senhora, para que até lá, tenhamos maior serenidade e condições seguras, para realizar este evento.

Outros Encontros nacionais, para 2021, serão avaliados pela Diretoria Nacional e no tempo oportuno, iremos comunicar o novo calendário das atividades.

5. PROJETO REIBA – UM PROJETO EDUCACIONAL PARA A REGIÃO PANAMAZÔNICA.

REIBA significa “Rede de Educação Intercultural Bilingue da Amazônia”. Trata-se de uma das decisões do Sínodo para a Amazônia, um projeto educacional com escolas primárias em Comunidades Indígenas, na Amazônia, com data prevista para 2021, em 07 países do território amazônico (Bolívia 1, Brasil 2, Colômbia 1, Equador 1, Guiana 1, Peru 1, Venezuela 1.

A REIBA irá acompanhar o processo de formação das Escolas, através de educadores voluntários, leigos/as ou religiosos/as que terão trabalho conjunto com a Comunidade nativa, as organizações de voluntários, instituições religiosas e a coordenação. O tempo mínimo previsto, para estar nas Comunidades, é de 02(dois) anos letivos. Irmãs e Irmãos, esta missão nos toca a todas/os! Esperamos que nossos(as) Gerais e Provinciais, que têm a missão junto a educação, se sensibilizem e disponibilizem pessoas para que o Projeto avance. Aquela/e que “for tocado pelo Espírito”, por favor, entre em contato comigo pelo e-mail acima, na carta. Em comunhão de oração, no Espírito de Deus que anima nossa caminhada como consagrados/as, neste desafiante tempo e sempre, abraço a cada uma e a cada um em profunda unidade,

IR. MARIA INÊS VIEIRA RIBEIRO, MAD
Presidente da CRB Nacional






 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas