Encontro de aprofundamento para Junoristas dia 1º a 6 de julho de 2018


Paz e alegria!


Senhor Deus da vida, do chamado...


Obrigado pela tua ternura, delicadeza em providenciar gratuitamente uma semana abençoada, pelo sol que aquece, faz crescer e amadurecer... tornando tudo mais doce e saboroso...


Obrigado pelas congregações que participaram: Irmãs da Divina Providencia, Irmãs Beneditinas da Divina Providencia, Franciscanas da Caridade e Penitencia Cristã, Franciscanas da Sagrada família de Maria, Missionarias Claretianas, Missionarias da Ação Paroquial, Irmãs Mensageiras do Amor Divino, Pias Operarias da Imaculada Conceição, Sagrada família de Bergamo e Oblatos de São José.


Obrigado pelo SIM dos 18 Irmãos e Irmãs Junioristas: Ailton, Edson, Daiane, Isabel, Ritiane, Jozielma, Bernadete, Cecilia, Renata, Juceane, Cleomar, Lúcia, Poliana, Julieta, Ângela, Ana Lucia, Becky, Edileusa a formadora Elizabete e o Padre Jair Batista de Souza, MIC que assessorou a semana, nos recordando a essência do chamado, do dom gratuito de Deus e a resposta de cada um/a recordando o ponto de partida, o primeiro amor, a relação de intimidade com Deus.


O nosso Louvor de gratidão pelo dom da resposta dado a cada dia que nos renova e nos coloca na dinâmica do amor de receber e dar na gratuidade. O chamado é um movimento interior que nos leva a dar uma resposta a Deus, a Igreja, ao carisma; vivendo o dom da vida fraterna que nasce do amor do Pai centro da fraternidade.

Jesus Cristo se encarna para realizar o projeto do Pai; cada carisma de nossas congregações, através de gestos e palavras damos, continuidade ao projeto de salvação. O Espirito Santo com seu dinamismo, com sua luz com a nossa participação renova e atualiza o dom do carisma institucional e pessoal. Somos para fazer o Reino de Deus acontecer.

Foi uma semana de muita graça e benção. Padre Jair com seu dom pessoal foi nos conduzindo para o profundo do Evangelho, do Carisma, das Constituições e de nós mesmos/as.

Os grupos de vivencia: que se chamavam Alegria, Emaús e Família da providencia, contribuíram com sua disponibilidade, criatividade, dedicação para rezarmos a Palavra, a Vida a Missão com muita leveza e serenidade, preparando os momentos de oração e celebração.

Através dos grupos de estudos aprofundamos os temas com muito empenho, dedicação, partilhando com profundidade e criatividade. O grupo do bem estar todos os dias nos presenteava com um ambiente acolhedor alegre significativo... O grupo de serviço desempenhou a sua missão com precisão, alegria e doação.

Gratidão a todos pelo dom colocado a serviço. Reza o salmista “Como é bom os irmãos viverem juntos bem unidos” (Sl 132).

Obrigado a cada um/a, pelo dom partilhado, isso enriqueceu, embelezou a nossa semana. Obrigado pela presença das Irmãs; Ir. Maria Jose Provincial, Ir, Gleicy Formadora, Ir. Rita Provincial e Membro da Diretoria CRBPR, Ir. Beatriz Formadora e Ir. Luciane Assessora da CRB/PR Presenças que marcaram a semana pelo testemunho e alegria de ser Consagrada.

Obrigado as Irmãs Catequistas franciscanas e Funcionarias  da casa, pela dedicação, delicadeza em nos acolher e preparar o ambiente, as refeições. Tudo muito bom e saudável.

Gratidão ao Deus trindade, pai e mãe, que no presenteou com o sol todos os dias e assim podemos ter o nosso passeio ao Parque Tanguá, Universidade do Meio Ambiente e opera de Arrame. Contemplando assim as maravilhas da Obra da Criação na sua diversidade e beleza. Momento de integração e vivencia do grupo, alegria, espontaneidade, fraternidade, partilha...

O Senhor nos convidou para estar com Ele e agora sermos enviados/as por Ele  na missão do dia a dia. Cativamos e fomos cativados/as  uns pelos outros por isso o nosso compromisso de rezarmos uns pelos outros; pela fidelidade, perseverança e realização de cada um/a.

Que o Deus pai e mãe acompanhe nossos passos. Que a nossa consagração seja um hino de louvor continuo ao Deus trindade. Que a nossa missão seja a continuação da missão, do projeto de Jesus. Que o espirito santo nos mantem acesso o fogo do amor hoje e sempre. Que Maria nossa Mãe nos cubra com o seu manto de amor, ternura esperança... Que nossos fundadores se atualizam através do nosso sim a consagração e missão. Vamos em paz, tudo por um grande amor. Com gratidão Ir. Marizete CRB/PR.

Que nosso encontro de preparação para a consagração definitiva seja expoente de uma constante florescer da Vida Religiosa Consagrada.

Provocações desta semana:

  • Seguimento de Jesus como forma, estilo, opção de vida.

  • A vivência do Carisma.

  • Vocês também querem ir embora?

  • A vivência do reino e o absoluto do reino.

  • Comunidade real X comunidade ideal.

  • Tomada de consciência da opção que fizemos e estamos fazendo ao professar os votos.

  • Ver a crise positivamente, como oportunidade e caminho de superação.

  • Oração das constituições vivência concreta no dia a dia.


Desafios desta semana:

  • Todo conteúdo, reflexão e vivencia geraram novas motivações.

  • Relembrar temas tão caros a Vida religiosa, nos traz responsabilidades e comprometimentos.

  • Não basta saber, mas ter a coragem e a criatividade de colocar em pratica na nossa vida cotidiana.

  • Jesus deve ser verdadeiramente nosso centro, devemos ter verdadeiras motivações para viver os conselhos evangélicos, fruto do amor.

  • Consagrados chamados a ser sinal, estimulo e serviço como dons confiados á nossas congregação, mas a serviço da Igreja.

  • Tudo, também nos leva a refletir como as Congregações devem estar sempre se atualizando, revisitando as constituições se preparem se renovarem. E que as crises nos ajudem a crescer, purificar renovar.


 

Toques desta semana:

  • Retomada e aprofundamento do próprio Carisma voltando criativamente às fontes.

  • Os momentos de oração, Eucaristia, sobretudo o silêncio previsto na Liturgia.

  • Não apenas transmissão de conteúdo teológico, mas vivência.

  • Modelo do Apóstolo Pedro como grandeza e limite humano.

  • Mística do cotidiano como oração de encontro e aprofundamento.

  • Disponibilidade do assessor em confinar ou acentuar a partilha.

  • O tema da crise como oportunidade para o crescimento.

  • O acento comunitário do projeto da vida consagrada.

  • Vida de Fraternidade.

  • Dou sentido à vocação no nosso cotidiano?


MENSAGEM DO GRUPO ALEGRIA!

“A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”. Com este refrão, partilhamos que este encontro nos fortaleceu ainda mais em nossa opção de vida, pois a mesma nos trona religiososas alegres e desejososas em viver os valores do Reino.

O encontro foi um tempo de graça, de vivência alegre, de partilha, de aprofundamento de nossa consagração definitiva ao Senhor.

Agradecemos as nossas congregações que no oportunizaram este momento, a CRBPR pela organização e acolhida, ao Assessor Padre Jair pelas brilhantes provocações e pelo grupo de junoristas que participou ativamente da proposta.

MENSAGEM DO GRUPO EMAÚS!

Louvamos e agradecemos a Deus, autor da Vida, que nos reuniu por meio da CRB|PR na casa das Irmãs Catequistas Franciscanas, para que nestes dias como em Emaús, pudéssemos percorrer o itinerário da Vida Consagrada.

Dialogando, refletindo, com o Mestre nos conduzindo sempre por intermédio do assessor Padre Jair Batista de Souza, MIC, pudemos voltar a sentir o “coração arder” no reconhecer novamente Cristo nosso fundamento no peculiar da nossa opção pelos concelhos evangélicos, no ser sinal, estimulo e serviço, no acolher do dom, e do mistério de Deus manifestado em nosso s carismas em nossa congregação cujo nome assumimos como nosso.

Por tudo isso que nos foi ofertado pela bondade de Deus, nos sentimos mais fortalecidos diante dos desafios e que o nosso sim possa refletir nas Congregações e na Igreja como frutos do amor.

MENSAGEM DO GRUPO FAMILIA DA PROVIDENCIA!

Nós louvamos e agradecemos ao Deus Providente pela família Religiosa que nos concedeu. Como família da Providencia, no seguimento de Jesus Cristo, prestes a uma decisão definitiva nestes dias de aprofundamento, fomos motivados e provocados a retomar ao “primeiro amor”.

Tudo se torna possível quando estamos enraizados em Cristo. O chamado não se resume ao serviço, mas é um modo de pertencer a Cristo. Agradecemos a CRBPR pela oportunidade de estarmos juntos partilhando  a riqueza de nossos carismas.

Rezem por nós, para que pela Providencia permaneçamos fiéis ao seu chamado. Gratidão!

Confira a galeria de fotos

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas