Encontro de aprofundamento para Junoristas de 3º ano de votos temporários

Nos dias 30 de junho a 05 de julho de 2019, pudemos refletir e aprofundar sobre o tema: “retomar a resposta ao chamado de Cristo a partir da Palavra, do Carisma e das Constituições.” Assessorado pelo Pe. Jair Batista de Souza, MIC, que com seu testemunho de simplicidade, leveza e amor a Vida Consagrada nos recordou a essência do chamado, a retomar a nossa resposta ao primeiro amor, a centrar a nossa vida no único fundamento que é Cristo, e nos levou a perceber o lugar da Vida Consagrada na Igreja, sua diversidade de Carismas, e a beleza da vida fraterna como espaço e possibilidade de crescimento e salvação.  

A presença dos/as nove Junioristas e a partilha de suas experiências enriqueceram a nossa semana, que com seu ser e agir deixaram transparecer o Carisma de suas Congregações.  Agradecemos a presença da Ir. Dora Alicia (Irmãs Dominicanas da Beata Imelda), Ir. Silvia e Ir. Bruna (Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração), Ir. Denilce (Servas de Nossa Senhora da Anunciação), Ir. Cleidimara (Irmãs da Caridade Social), Ir. Cristina (Franciscana da Penitência e Caridade Cristã), Ir. Fabiola (Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial), Ir. Cristáyane (Irmãs Missionárias de São Pedro Claver), Ir. Mauricio (Missionários de Nossa Senhora da Salette).

Agradecemos a presença da Ir. Eliane (Irmãs de Santa Ana) assessora da CRB/PR por sua presença de alegria, simplicidade e testemunho de ser consagrada. Agradecemos também as Irmãs Catequistas Franciscanas pela acolhida, dedicação e pelo ambiente organizado e acolhedor que nos proporcionaram vivenciar com profundidade cada momento dessa semana.   
 
Vivenciamos momentos de oração pessoal e comunitária, Celebração Eucarística, trabalhos em grupos, partilha, alegria, ajuda mútua, silêncio reflexivo e construtivo. Também fizemos um dia de lazer conhecendo os principais pontos turísticos de Curitiba, visto que o nosso encontro contou com irmãos, que vieram de várias partes do Brasil: Pará, Maranhão, Santa Catarina, e também da Bolívia. Na certeza do nosso chamado a Vida Religiosa Consagrada, queremos confirmar o nosso Sim, partilhando juntos esse pensamento que o nosso assessor nos deixou:

“Na base de toda a vocação autêntica está a experiência de uma pessoa tomada de alegria em face do tesouro que aparece em seus olhos”. (...) cheio de alegria, ele vai, e vende todos os seus bens, e compra aquele campo (Mt 13, 44).

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas