Estamos distantes fisicamente, mas presentes na fé:  Encontro GRENI.


Em tempos de pandemia e isolamento social, estamos distantes fisicamente, mas presentes na fé e na vivência da nossa consagração religiosa. No dia 04 de julho, sábado, religiosas e religiosos do GRENI da CRB-Regional Curitiba se reuniram virtualmente a fim de retomar e encaminhar as atividades para o segundo semestre de 2020. 

Depois da apresentação, Padre Ademar Lino conduziu o momento de espiritualidade. Cristiane Oliveira, coordenadora da Pastoral Afro de Curitiba e do Paraná fez uso da palavra e apresentou-nos a Pastoral Afro: a história, a caminhada, os desafios e as propostas de atividades para os próximos meses. Na sequência, Padres Ademar e Lionel Dofonnou fizeram algumas observações. O encontro destacou o problema do racismo; os ataques às religiões de matriz afro, a necessidade de se conhecer a Pastoral Afro e entender o GRENI como espaço de formação e reflexão, o racismo dentro da Igreja Católica, a colonização eurocêntrica e os documentos da Igreja que tratam, na sua integralidade ou em partes, da questão racial e/ou da Pastoral Afro. “A igualdade é o sonho de Deus”, pontuou Padre Ademar. Irmã Adriana Portela fez os agradecimentos aos que conduziram o encontro, chamando-nos a olhar para a riqueza das partilhas e experiências.

O próximo encontro virtual do GRENI será em agosto, com data a ser definida. No dia 05 de setembro haverá o encontrão GRENI, também virtual, às 9h da manhã. Cristiane motivou a oração final. Compartilhando o mesmo ideal de consagração e de seguimento do Mestre de Nazaré, na unidade, rezamos: “Segure a sua mão na minha mão, para que juntos e juntas possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinho/a”.

Se você quiser ter mais informações sobre o GRENI entre em contato: Pe. Ademar Lino pelo e-mail: linosvd@hotmail.com 

Fr. Diego Pereira, scj



Participantes: 
- Padre Ademar Lino, mineiro, Seminário paulo VI, aspirantado, missionário do Verbo Divino.
- Ir Cristiane Oliveira, Curitiba, coordenadora da pastoral afro em Curitiba e no PR. 
- Ir Adriana Portela, Mato Grosso do Sul, irmã de Santa Ana.
- Fr. Diego Pereira, Curitiba, dehoniano
- Seminarista Joelson Souza, Curitiba, paraense.
- Juan Camilo Lozano, Curitiba, colombiano, josefino.
- Ir Eliane Raimundo, Curitiba, Santa Ana. 
- Padre Lionel Dofonnou, Curitiba, comboniano
- Seminarista Tiago Costa, Curitiba, missionário do Verbo Divino
- Ir. Renaildo – Oblatos de São José

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas