I JUNINTER 2020

Realizado nos dias 14 e 15/03 na casa das Irmãs Filhas da Caridade, o 1º encontro do JUNINTER do ano de 2020 contou com a presença de cerca de 69 participantes de diversas congregações religiosas. 

O tema do encontro foi “Direção espiritual e vida sacramental”, com a assessoria de Frei Claudiano – OCD. Frei Claudiano mostrou a importância de se buscar uma orientação espiritual, ressaltando que o bom diretor deve ser, ao mesmo tempo, sábio, discreto e experimentado. 

O dirigido, por sua vez, deve buscar grande sinceridade e abertura de espírito, tratando das mais diversas questões que afetam sua vida. É preciso evitar o espiritualismo, tratando na direção somente da piedade e oração particular e deixando de lado as demais dimensões da vida concreta. Outros inimigos da vida espiritual são o sentimentalismo, o voluntarismo, o ativismo, o farisaísmo, a tibieza e diversas outras doenças espirituais de nosso tempo. 

Para superar essas doenças espirituais é necessário o cultivo da vida sacramental, a vivência da Eucaristia como verdadeiro alimento para vida espiritual, e não apenas como sacramento para ser adorado. Somado a todo o aprendizado formativo, o JUNINTER propiciou ainda a oportunidade de partilhar experiências e conhecer carismas distintos. Certamente uma experiência enriquecedora, que infunde grande esperança e alegria para a vida religiosa do Paraná!

Texto-Frei Igor - OCD

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas