II JUNINTER 2021



Entre os dias 15 e 16 de maio, aconteceu o segundo Juninter na Modalidade on-line, cujo tema abordado foi: “Relações interpessoais na Comunidade”. Esta temática, tão pertinente à realidade na qual vivemos, foi ministrada por Frei Vagner Sanagiotto, O Carm, que mesmo estando em Roma, se dispôs a assessorar este encontro organizado pela CRB Paraná.

O encontro nos  proporcionou um olhar atento para a comunidade religiosa e a fraternidade apostólica, pois a comunidade é composta por relações interpessoais, histórias de vida, experiências positivas e negativas, mas acima de tudo, é composta por religiosos e religiosas, que na sua humanidade e fragilidade, aspiram a santidade. E esta se dá no convívio diário com o outro, na busca pelo autoconhecimento e na intensificação da vida de oração. 

Quando a comunidade deixa de ser participação na comunhão trinitária, os seus membros perdem o sentido de pertencimento a Congregação Religiosa, os problemas afetivos afloram e as crises não se tornam oportunidades de crescimento, mas sim de abandono. Por este motivo, “é importante falar e formar-se para as relações interpessoais na vida de comunidade”.

Frei Vagner iniciou apresentando um histórico dos registros bíblicos e monásticos sobre esta temática. Em suas colocações, nos mostrou que Jesus, em suas pregações, insistiu na vivência da caridade e do serviço, virtudes importantes para o cultivo da comunhão entre os irmãos. Perpassando o livro dos Atos dos Apóstolos, nos levou a perceber, que o ideal da vida comunitária era centrado na partilha de dons e de bens. Este é um apelo atual, que não pode permanecer no idealismo, pois muitas vezes, viver a vida em comunidade não é uma tarefa fácil, vem acompanhada de sofrimentos e conflitos, que bloqueiam o canal da graça, dificultando que o religioso(a) se abra para partilhar o dom da sua vida e consagração.

Conflitos internos e externos sempre existirão, mas a convicção de que a comunidade é o lugar privilegiado, para discernir e acolher a vontade de Deus deve fortalecer as relações interpessoais, propiciando vínculos de fraternidade e diálogo, escuta e partilha, comunhão e reciprocidade. 

Os contextos comunitários são diversos, mas o convite de Jesus é o mesmo, precisamos viver a autenticidade, a coerência e acima de tudo o amor, que nos leva a uma abertura de mente e coração, para acolher o outro e ajudá-lo em seu processo de santificação. Na teoria é tudo muito bonito, o desafio é transformar a nossa “prática”, para que ela seja mais humana e madura. No decorrer do encontro, o Frei Vagner, motivou momentos de partilha, nos quais, os junioristas puderam contar suas angústias e alegrias em relação a vida fraterna em comunidade. O objetivo era construir uma formação que tocasse a realidade, o chão das experiências de cada participante. 

No segundo dia de encontro, o assessor compartilhou os dados de um formulário respondido pelos próprios junioristas. Essa pesquisa foi importante para perceber, que muitas vezes temos um ideal de vida fraterna, que está longe da realidade, porém entre o ideal e o real está a vontade de juntos caminharmos como irmãos, pois Cristo nos chamou e continua a nos sustentar com seu amor e sua misericórdia.

Ir. Carla Devitte Ornieski - Apóstolas do Sagrado Coração.










 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas