III JUNINTER - Pressupostos para o trabalho vocacional a partir do contexto do sentido da vida.

Entre os dias 10 à 11 de agosto do presente ano, aconteceu mais um encontro para junioristas na casa das irmãs vicentinas, em Curitiba, com o tema: Pressupostos para o trabalho vocacional a partir do contexto do sentido da vida. Que foi assessorado pelo Padre Valdecir Ferreira, padre diocesano, que é um pesquisador na área da promoção vocacional. Esse encontro também teve participação de animadores e animadoras vocacionais das ordens e congregações. 

O encontro teve uma boa participação de religiosos e religiosas, que buscaram aprofundar o tema da vocação, tendo como linha de reflexão o sentido da vida. O tema foi bem trabalhado pelo assessor, que possibilitou dinâmicas de grupo, reflexão no plenário sobre questões que tocam profundamente a promoção vocacional. 

Um dos temas que esteve presente na maioria das discussões, foi sobre como fazer promoção vocacional nos tempos atuais, visto que vivemos na era digital, em tempos de novas descobertas e desafios. Nos debates vimos que precisamos avançar muito nesse quesito, e buscar aproveitar as ferramentas do nosso tempo para trabalhar as vocações em nossas pastorais. 

A vocação e o sentido da vida estão interligados, dizia o Padre Valdecir, tentando nos repassar como é importante estarmos encantados e apaixonados pela proposta de Jesus Cristo, só assim poderemos testemunhar nossa vocação e atrair jovens que queiram abraçar a Vida Religiosa Consagrada. 

Os tempos atuais se fala muito em crise vocacional, mas o que podemos perceber segundo o assessor, é que a crise vocacional é precedida pela crise de significado. Isso ficou explicito em muitas falas durante o encontro, tanto por parte do Padre Valdecir, como pelos religiosos junioristas, que puderam partilhar alegrias e esperanças que vivenciam durante a caminhada vocacional. 

Portanto, foi muito significativo o tema estudado e refletido durante o encontro, com certeza ficaram muitas respostas como também questionamentos que durante a nossa caminhada vocacional buscaremos aprofundar, tanto a nível pessoal e comunitário, como dizia o assessor: a pastoral vocacional é a pastoral da significação. Que possamos fazer valer o projeto de Jesus Cristo, que é o projeto da vida feliz, “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10, 10.). 

Ir. Maurício Dias, MS

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas