MENSAGEM DE PÁSCOA COORDENAÇÃO REGIONAL DE CURITIBA


“Se pela encarnação Verbo de Deus entrou em nossa humanidade, agora pela Ressurreição nossa humanidade entra para sempre em Deus”.

O que significa para a VRC celebrar a Páscoa do Senhor, num contexto gigantesco de morte, dor e sofrimento em nosso país? Como testemunhar a vitória da Vida dentro de uma “cultura de morte”? Onde colocar as razões de nossa Esperança? Como ser testemunhar a Paz onde foram semeados o ódio e a polarização extremados?

Cremos que, como VRC, somos convocados por Maria Madalena a pôr-nos a caminho, por puro amor, enfrentando escuro da noite para ungir o corpo de Jesus no sepulcro. Com ela constatarmos que a pedra de entrada foi removida. Pedra gigante e pesada. Parecia algo impossível. O “sinal” precisa ser acolhido na fé e partilhado com a comunidade.

Vamos acompanhar Maria Madalena e conferir o ocorrido com os apóstolos: “retiram do sepulcro o Senhor”. Pedro e João saem logo e correndo. Nós os acompanhamos. Vemos Pedro, mais idoso e pesado, cansado pela corrida, e João bem mais jovem chega antes. Simão chegou um pouco depois. João representa a VRC, jovem e carismática. Pedro simboliza a Igreja institucional, mais lenta e pesada. Com João, damos prioridade a Pedro. Ele adentra por primeiro no sepulcro. Constata os panos de linho afrouxados, mas o sudário enrolado e colocado do seu lugar. Depois entra João. Entremos nós também. Olhos atentos e coração dilatado. Deixemos cair nossos medos e incertezas, nossa onipotência e auto-referência. Deixemo-nos envolver pelo olhar de fé de Maria Madalena e de Simão Pedro. Mais ainda, pelo olhar contemplativo de João: “Viu e acreditou”.

No meio a tantos sinais de morte, não esmoreçamos. O olhar contemplativo nos conduz ao mistério: a última palavra não será das forças da morte, menos a inda da pandemia. A última, final e decisiva Palavra de Deus na história é: RESSURREICÃO. Sejamos profetas e profetisas da força do Amor Criador e fiel de Deus. Nossos dias atuais clamam por testemunhas da  fidelidade de Deus e de que “eterno é seu Amor”.

Feliz e Renovada Páscoa aos Consagrados e Consagradas, são os votos da Coordenação e Assessoras da CRB Regional Curitiba, Paraná. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas