NOVINTER: Interculturalidade e Missão


Aconteceu dos dias 05 a 07 de outubro de 2021 mais uma edição do “Novinter” de modo virtual promovido pela CRB - Regional de Curitiba.  O tema proposto para este encontro foi Interculturalidade e Missão, neste mês missionário, tendo como assessor o Pe. Joachim Andrade, SVD que é natural da Índia, doutor em Ciência da Religião tem vasta experiência na área de Teologia, com ênfase em Missiologia.

Foram dias riquíssimos de formação nos quais aprofundamos e atualizamos o conceito de Interculturalidade, buscando em sua origem o real sentido e sua importância dentro da Vida Religiosa Consagrada, podendo assim compreender que, estamos em constante movimento no mundo atual, podendo assim nos deparar com multidiferencial de culturas e ideias. Nos foi apresentado também os movimentos migratórios que são fatores importantes, no qual compõe também a história de nossa Igreja que em suas origens se inicia com a migração dos apóstolos e passa pela linha da história chegando aos nossos colonizadores gerando assim um interculturalcentrismo, que ao longo do tempo tem se atualizando de modo que nós que por eles fomos evangelizados, partimos agora como evangelizadores.

Ao desbravar este tema o Pe. Joachim nos levou a fundo nos fatores que são extremamente importantes para uma boa missão, passando desde os fatores geográficos, culturais, linguísticos e místicos, nos quais cada um em sua particularidade mostram a cada um de nós a beleza da missão. Tivemos vários momentos de partilhas em grupo sobre cada subtema, após as discussões, as partilhas foram férteis podendo assim fixar o tema proposto.

Finalizamos nosso encontro no último dia após nos aprofundar nos conceitos de missão e Interculturalidade, fomos levados a perceber que tudo acontece por uma mística que é própria de nossa vocação, toda missão acontece em nós pela Graça de Deus que nos chama, nos ama e nos envia. Ao abraçar o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos responsáveis em atualizar em cada homem e mulher a mensagem do Evangelho.

Somos discípulos e missionários, que na proposta da Vida Religiosa Consagrada somos chamados a testemunhar a alegria do Evangelho pelo nosso testemunho missionário. Agradecemos a CRB-Regional de Curitiba por nos proporcionar estes dias de formação que  são muito importantes nesta etapa em que estamos vivendo, nos preparando para uma futura aventura missionária.


Noviço Guilherme Braga 
(Pequena Obra da Divina Providência/ Orionitas)

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas