NOVINTER - Sagrada Escritura

A CRB Paraná promoveu, entre os dias 03 e 07 de maio, mais uma edição do Novinter, que contou com a participação de religiosos de diferentes institutos de vida consagrada, que têm em comum a vivência deste ano canônico que os prepara para a profissão dos votos temporários. Buscou-se por meio do tema: Sagrada Escritura e leitura orante a compreensão da Palavra de Deus a fim de proporcionar uma melhor vivência do Evangelho e experiência de oração, em especial da Leitura Orante da Sagrada Escritura.

Durante dois dias, pela manhã, a professora Me. Cristina Aleixo Simões apresentou o contexto histórico da primeira comunidade cristã, acentuando os diferentes conflitos de ponto de vista de vivência do judaísmo, as crises econômicas, sociais e teológicas do período, a pregação da Boa Nova de Jesus Cristo, que culminaram, após sua morte e ressurreição, no entendimento de que os cristãos eram um grupo distinto do judeus, ainda que tenham iniciado como judeus convertidos. Afinal, é com o passar dos anos que se tem o entendimento de que o Evangelho deve ser anunciado também aos gentios, o que implicaria numa religião universalizada como é conhecida atualmente.

Os outros dias ficaram entregues aos cuidados do professor Me. Fabrizio Zandonadi Catenassi que apresentou o contexto histórico em que surge a comunidade israelita. Neste sentido, marcada por muitos conflitos, dificuldades, sofrimentos, mas também alegria e encontro com um Deus rico em misericórdia. Além disso, viu-se que a história dos escritos do Antigo Testamento foi sendo desenvolvida ao longo dos anos, e está marcada pela teologia do sacrifício, como forma de obter a expiação dos pecados; a teologia da retribuição, como segurança de que Deus oferece bênçãos em troca de que o judeu atue com justiça; a teologia da prosperidade, em que Deus abençoa o justo por meio das riquezas; e a teologia do castigo, onde o pecado é punido com a pobreza, a doença, a infertilidade, ou outras condições de indignidade. 

Fica evidente ao longo da análise histórico, socioantropológica, teológica, hermenêutica e literária que compreender as Sagradas Escrituras de maneira prudente e responsável passa pelo empenho de estudar os textos bíblicos, acompanhado de ferramentas como mapas bíblicos, introduções, comentários, dicionários; que não anulam, nem desfavorecem o papel do fiel orante que vai ao encontro dos textos em busca de compreender a palavra de Deus; mas antes ampliam sua capacidade de interpretação e de enxergar primeiramente o que Deus quis dizer naquela época para saber o que deseja nos dizer ainda hoje. O importante é não perdermos de vista que Deus revela-se na história da humanidade, no ordinário da vida do povo e deseja desde sempre o mesmo propósito, é, nos acolher em seu projeto salvífico e nos lembrar de que somos seus filhos amados.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas