Postulinter - 2022

Postulinter 05 e 06 de março: Autoconhecimento e Integração
Acessora: Katia dos Santos Karas – Psicóloga

Aos dias 05 e 06 de março de 2022, após dois anos de encontros remotos, a CRB retomou as atividades com os Formandos da etapa do Postulado de modo presencial, com todos os cuidados necessários para esse momento em que vivemos, a pandemia. Este encontro contou com a assessoria da Psicóloga Kátia dos Santos Karas com o tema: “Autoconhecimento e Integração”, contando com a presença de 60 postulantes das várias Congregações presentes na Arquidiocese de Curitiba e também de São José dos Pinhais, nas dependências da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno.
O encontro foi marcado pela acolhida, um breve momento de Oração inicial, convidando-nos a lembrar que o caminho se faz passo a passo da caminhada, com a possibilidade de conhecermo-nos a nós mesmos e uns aos outros, entre os altos e baixos, encontros e desencontros, e só terá sentido se seguirmos de fato àquele que nos chamou: Jesus Cristo. Os integrantes da equipe da CRB se apresentaram e em seguida os formandos realizaram a sua apresentação pessoal.
Esse encontro foi marcado pela alegria do encontro, partilhas, dinâmicas, interação entre os formandos e a assessora, momentos esses em que foi possível perceber a sede de conhecer-se, de busca, de jovens/adultos querendo dar uma resposta sincera ao seu chamado a partir de um encontro consigo mesmos, para daí um encontro mais profundo e verdadeiro com Deus. Conscientizando-se cada vez mais de que “Para ser corajoso é preciso tocar cada vez mais a própria vulnerabilidade”. Criaram-se os grupos de convivência para o ano de caminhada e no domingo tivemos a Celebração da Eucaristia.
A assessora tocou em pontos importantes, levando a todos a uma autoavaliação de si mesmos, na forma de como se veem, como se aceitam, como percebem seus pontos fortes e fracos, e até mesmo aquilo que é capaz de gerar a felicidade na vida de cada um. Ela salientou a importância do pegar-se nas mãos a fim de que cada um se perceba, se realmente é o que é ou se deixa levar por aquilo que os outros vão pensar e até mesmo falar deles no seu processo, apontando assim modos de como desenvolver o autoconhecimento no dia a dia. 
Para autoconhecer-se faz-se necessário a integração da nossa vida bem como das nossas relações, conhecer as singularidades próprias, o respeito a si mesmos e aos demais, a empatia e a gratidão, ressaltando que o respeito garante que o espaço de cada um não seja invadido, gera reciprocidade, conecta as pessoas através da inteligência emocional, estimula o comportamento respeitoso, levando-nos a ouvir com atenção, reforçar atitudes positivas, gentileza, respeito com as diferenças gerando então a gratidão.
A mesma abordou o tema das emoções e também o da ansiedade tão presente na sociedade hoje, propondo a estratégia “A.C.A.L.M.E.S.E.”, com oito passos para lidar com a ansiedade até que a mesma desapareça.
Tendo em vista o contexto atual em que vivemos, pedimos a Paz para o mundo, a graça da perseverança a cada um dos presentes, agradecemos a Assessora e finalizamos nossas atividades. Que Maria mãe das vocações nos faça sempre fiéis no caminho que o Senhor nos chama. 

Irmã Regiane de Fatima Kleina – Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas