Postulinter - Setembro


Nos dias 04 e 05 de setembro ocorreu o sexto Postulinter do ano de 2021, com o tema: “Introdução a Doutrina Social da Igreja”, assessorado pelo professor e Diácono André Philipe Pereira.

Foi nos apresentado como era a realidade antes do cristianismo. Onde na sociedade pagã, e até mesmo no Judaísmo, havia uma grande diferença social, com suas hierarquias e castas. Assim com o cristianismo, essa realidade vem se transformando.
Começando pela vinda de Jesus e a forma do verdadeiro cristão pregar; a importância da matéria na Fé, na Teologia e na Liturgia Cristã; os três grandes esvaziamentos de Deus: encarnação, cruz e eucaristia; as três principais obras de Deus: Criação, Igreja e Salvação. E citando duas heresias: o gnosticismo e o pelagianismo. Foi-nos explicado que a criação é o ato de tirar do nada um ser ou de produzir um ser segundo a substância, assim Deus criou todas as coisas e as mantém sem interferir. 

Com a Doutrina Social da Igreja possuímos um conjunto de escritos e mensagens, que compõem o pensamento do Magistério católico a respeito da chamada “questão social” (cartas, encíclicas, constituições, exortações...).  Sua função é o anúncio de uma visão global do homem e da humanidade e a denúncia do pecado de injustiça e violência, que de vários modos atravessa a sociedade. Fornecendo critérios de discernimento para a orientação e formação das consciências, proporcionando uma visão global do ser humano, com o propósito religioso. 

Grandes temas tratados na Doutrina Social são: a família, o trabalho e a vida econômica; e alguns dos seus principais documentos: Rerum Novarum - Papa Leão XIII, pela situação dos operários da época; Ad Beatissimi e Nota de Paz - Papa Bento XV; Quadragesimo Anmo - Papa Pio XI; Mater et Magistra e Pacem in Terris – Papa João XXIII; Gaudium et Spes – Concílio Vaticano II; Populorum Progressio – Papa Paulo VI e Laborem Exercens – Papa João Paulo II; Caritas in Veritate (40 anos da Populorum Progressio) – Papa Bento XVI.

“A Doutrina Social da Igreja é como uma verdadeira revolução antropológica, cuja proposta é anunciar a verdade de Cristo na sociedade” ( Cardeal Camilo Ruíni). 

Postulantes da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria: Hemyllyn, Juliana e Nayra.                              Sagrada Família, protegei-nos. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas