Postulinter de Julho


Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente. 

Nos dias 05 e 06 de Julho, aconteceu mais uma edição do postulinter 2019. Teve por tema a Introdução histórica e teológica da Sagrada Escritura e como assessor o professor doutor em teologia, Fabrizio Catenassi. Nestes dois dias de encontro, nós postulantes fomos convidados a nos aprofundar no conhecimento de Deus através das Sagradas Escrituras.

O postulinter foi marcado por uma profunda experiência com a Bíblia e notamos que mais que conhecedores da palavra de Deus, precisamos através dela conhecer o próprio Deus. Percorremos toda a história do Pentateuco, da formação do povo de Israel e percebemos que Deus caminha ao lado de seu povo e se manifesta em sua história, como ensina-nos o livro do Êxodo 33, 18-23. Na passagem citada, Deus ao deixar Moisés contemplar sua glória, olhando suas costas, mostra-se como um Deus que se manifesta concretamente nos acontecimentos da vida de seu povo, pede a Moisés que olhe o passado, olhe a história e como Deus estava presente.

Através do momento de assessoria, tivemos a graça de refletir a economia da salvação, Deus que se revela gradativamente, respeitando a inteligência de seu povo. Após isso, o assessor presenteou-nos com diversas curiosidades acerca das Sagradas Escrituras. Podemos ver a missão dos profetas, que eram homens que olhavam para a malha da história, enquanto todo o mundo vê a realidade com olhos meramente humanos, ele contempla a realidade com os olhos da criação, e que nós na vida religiosa consagrada somos também convidados a assim fazer.

Encerrando seu momento, o professor Fabrizio conduziu-nos a uma reflexão a partir da pessoa do Cristo, que tinha por missão revelar o Pai e que é Sacramento perfeito Dele, ou seja, imagem visível do Pai. Somos convidados enquanto membros do Caminho a continuar a missão de Jesus, ou seja, sermos sacramentos do Pai, fazer de nossas vidas sinal de Deus, que ao nos olharem, que vejam o Cristo. Porém, devemos sempre nos questionar, enquanto formandos e futuros religiosos, o porquê de muitas vezes esse Cristo que nos encantou, não está encantando mais. Será que nossa vida tem sido sinal de Deus? 

Espero caro leitor, que ao ler estas singelas palavras, também reflita sobre o que tem feito com sua vida, “se ela é presente de Deus, porque não fazer dela um presente para Ele?”. Sejamos então, pessoas guiadas pela palavra de Deus e que por meio dela, possamos conhecê-lo e anunciá-lo. 

Mateus Costa 
Postulante dos Missionários do Sagrado Coração(MSC)
Casa de formação Nossa Senhora do Sagrado Coração

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas