Postulinter I de 2021: Integração e Autoconhecimento.


No sábado, dia 6 de março, ocorreu o primeiro encontro do Postulinter em 2021. O evento aconteceu de forma totalmente on-line, e contou com a participação de 18 congregações e institutos de vida religiosa consagrada.

A assessoria do encontro foi conduzido pela psicóloga Adriana Porto, que desenvolveu a temática: Integração e Autoconhecimento. O encontro foi de uma riqueza ímpar, com momentos de partilha, dinâmicas, explorando diversos assuntos que tocam a formação humana dos vocacionados à vida consagrada.

No início do encontro para a integração e apresentação do grupo a Psicóloga utilizou de uma atividade lúdica de desenho, em que cada participante se apresentava a partir de uma imagem. Essa experiência foi significativa e explorou diversos modos de representação de si mesmo, já na apresentação.

Seguindo a explanação, os participantes foram convidados a refletir sobre algumas atitudes e sentimentos humanos e de como cada pessoa reage diante deles. Entre eles estava: o medo, a alegria, a raiva, a inspiração, o amor, a dor, a esperança e a missão.

De modo particular ela tratou de dois assuntos centrais: a Autoestima e a Ansiedade. Neste primeiro momento levou os participantes ao conceito de estima, de valores, de motivação. E em relação à ansiedade, uma realidade própria deste tempo, desenvolveu com maestria alguns elementos que possam ser suporte aos vocacionados.

Ao final do encontro os participantes fizeram uma reflexão a partir de mais uma dinâmica ao qual cada participante foi convidado a expressar em desenho, o que compõe a sua \"mala\" de viagem existencial e vocacional. Elementos que carrego e desejo carregar na minha história, ou que fizeram parte dela. Por fim, o evento foi uma verdadeira conferência de vivências e experiências de vida e vocação. Alcançando os objetivos propostos pela equipe da CRB na formação e integração dos Postulantes.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas