Quarto e ultimo Encontro formativo com Frei Vagner com tema: A Afetividade na Vida Consagrada.

No dia 13 de junho, aconteceu o quarto e ultimo encontro formativo com Frei Vagner. O encontro iniciou com as boas vindas aos participantes, feita pela ir. Marizete, assessora da CRB - Regional Curitia, após a oração inicial a palavra foi dada ao assessor que propôs um trabalho em grupo para que, pudessem levantar dúvidas ou apontar para algum assunto que sentissem a necessidade de ser retomado com mais profundidade. Ao retornarmos dos grupos foram apresentados os resultados do bate papo

Das partilhas surgiram muitas riquezas: na sua grande maioria todos gostaram muito da temática desenvolvida pelo Frei, apesar da modalidade (online) e o tempo, o tema abordado possibilitou identificar áreas da vida humano-afetivo, a serem trabalhadas ao longo da formação inicial e permanente; outra questão pertinente emergida entre os grupos foi à relação entre o chamado e a afetividade, visto que, o processo de discernimento vocacional está intimamente ligado com a dimensão afetiva, as Sagradas Escrituras nos dão exemplos concretos a esse respeito. Os postulantes também julgaram importante as reflexões da Igreja em seus documentos quando acenam sobre a questão afetiva em suas várias faces, de um modo geral houve um consenso de que o tema precisa ser continuado. Tarefa esta que compete agora a cada equipe formativa. Um sentimento quase geral do grupo foi o da limitação do tempo e a necessidade de aprofundamento em algumas questões como as patologias, rigidez e ritualismos; equilíbrio afetivo, entre outros, foi sugerido pelo assessor retomar este assunto principalmente as patologias no pós pandemia de forma presencial. 

A modalidade empregada no encontro de hoje impossibilitou que fosse desenvolvido um assunto específico, mas possibilitou a interação de todos permitindo a cada um nos pequenos grupos ou na “grande sala virtual” apresentar suas inquietações tornando o assunto bem mais dirigido às necessidades de cada um.

Por fim, a Irmã Marizete fez alguns comunicados e agradeceu o assessor do encontro, bem como os formadores, e, de modo particular aos formandos. Motivou o grupo a pedir a intercessão de Nossa Senhora e convidou o Frei Vagner a encerrar o encontro com uma bênção.   

Diac. Adilson Rodrigues dos Santos (podp)

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas