Salve a Vida Religiosa Consagrada

Temos  a alegria de celebrar, em 2 de fevereiro, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Nossa alegria se reveste de um significado maior: estamos, neste dia, abrindo a celebração do Ano Jubilar da fundação da Conferência dos Religiosos do Brasil- Regional Curitiba – PR. Estamos todos de parabéns. Salve a Vida Religiosa, salve a CRB – Regional Curitiba, PR.

Estamos em plena pandemia do Coronavírus. Tempos de dor e de luto, de solidariedade e de profecia. Quantas lágrimas, quanto descaso dos poderes públicos. Os pobres, abandonados à própria sorte. Quantas religiosas e religiosos arriscando suas vidas no atendimento aos doentes, na promoção da solidariedade, na denúncia evangélica da “cultura da morte”.

Queremos, em nome dos Consagrados\\as, reverenciar a memória dos mais de 200 mil mortos em nosso país, vitimados pela pandemia. Queremos diante do Senhor, Deus da Vida, exercer o ministério da consolação. O profeta Isaias anuncia em nome de Deus: “consolai, consolai meu povo” (Is. 40,1). Biblicamente a palavra “consolar” tem o significado de “respirar na mesma altura do outro”. Que missão esplendida para os tempos de pandemia: colocarmo-nos na mesma altura do povo sofredor para respirar o hálito do Deus da Vida, hálito  que devolve a esperança, a alegria de viver; hálito que vence o medo e nos faz todos sentirmo-nos irmanados na justiça e na solidariedade. Nosso apreço às Congregações Religiosas que perderam membros vitimados pela pandemia. Agora, eles e elas participam das alegrias eternas de “novos céus e nova terra”. 

Parafraseando o Papa Francisco somos convidados\\as, no dia mundial da Vida Consagrada e inicio do Ano Jubilar da CRB-PR  a olhar para o passado com gratidão. Viver o presente com paixão. Olhar para o futuro com esperança. São três movimentos do Espírito. Ele, “que faz novas todas as coisas”. 

Finalizo com as sábias palavras do Papa Francisco: “O importante é sair de si próprios, apaixonados por Jesus enamorado, de coração inflamado, permitindo que isso talvez se converta para outros em futuro. Com nossa vida, indicamos o caminho a outros, ajudamo-los, acompanhamo-los, caminhando sempre. A Vida Consagrada é como a água: estagnada, apodrece”.

Padre Angelo Perin, MS

Estes são os desejos da Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional Curitiba. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas