Segundo Encontro formativo com Frei Vagner com tema: A Afetividade na Vida Consagrada.

No dia 30 de maio tivemos o nosso segundo encontro de formação, com a assessoria do Frei Vagner Sanagiotto, que abordou o tema AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. O frei iniciou o encontro apresentando alguns dados de uma pesquisa  realizada no início do ano, na qual participaram formandos e formadores. 

O tema sobre sexualidade é bem abrangente, abarca toda a nossa vida: história, relacionamentos pessoais, experiências. É um conjunto de fenômenos: masculino, feminino, erotismo, valores, sentimentos, relações, etc. Todo corpo humano é sexualizado. Este aspecto implica corpo, mente espírito e coração, dando lugar a uma forma feminina ou masculina de relacionar-se, de se comunicar, desenvolver a intimidade consigo mesmo, com os outros e, com Deus. E quando estes aspectos fundamentais da nossa vida não são compreendidos, quando vamos ao encontro do outro, teremos algum tipo de dificuldade.

O tema da sexualidade costuma trazer certo desconforto, pois no geral continua sendo tabu em muitas das nossas famílias. No entanto é necessário abordá-lo com muita maturidade e serenidade. Em qualquer estado de vida a sexualidade precisa estar bem integrada para que as relações sejam saudáveis. E um dos desafios na vida religiosa é estabelecer limites e ter relações saudáveis conosco mesmo, com os outros e com o Transcendente.

A sexualidade e a regulação afetiva é importante para:
- Conhecer os limites
- Conhecer a própria fragilidade
- Encontrar o ponto onde os nossos afetos podem circular com segurança.

A afetividade e a sexualidade devem ser vividas dentro dos nossos ambientes de formação para construir relações aprofundadas. Na vida religiosa a sexualidade não é negação, mas consagração. Dentro do tema sexualidade também estão as patologias sexuais que apontam para aspectos que não estão integrados e consequentemente geram sentimentos e comportamentos compulsivos. Agradecemos a CRB/PR por esta brilhante oportunidade e ao Frei Vagner pela disponibilidade de partilhar conosco os seus conhecimentos.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas