Terceiro Encontro formativo com Frei Vagner com tema: A Afetividade na Vida Consagrada.


Aconteceu o terceiro Encontro com Frei Vagner, no dia 06 de junho, e nos ajudou a refletir e a entender a afetividade e sexualidade na Vida Religiosa Consagrada por meio de alguns aspectos e alguns documentos da igreja. Enfatizou que afeto é tudo que nos toca, que nos põe na direção do outro

1º Aspecto: Afetividade da consagração: está pautada na relação com o povo de Deus.

2º Aspecto: Castidade – Uma relação comigo diante da minha consagração.

3º Aspecto: Ma relação com Deus- Na relação com o Transcendente nos dirigimos com nossos afetos.

4º Aspecto: Infidelidades: Está relacionada não apenas ao quanto conseguimos ser fieis ou não a castidade, mas envolve as relações com os outros e com Deus.

Com base ao texto bíblico de Êxodo 3, 7-10 nos apontou sete passos para uma resposta vocacional em que o chamado vem por último porque antes Deus vai ao encontro do seu povo e depois chama a pessoa. Desta forma somos colocados num caminho, num processo de descobertas a quem servimos. Portanto Deus que ouviu o clamor; lembrou, viu, conheceu, desceu e se envolveu, tomou uma decisão e por fim chamou para ajudar o povo a sair da opressão. Estes mesmos passos nos faz sair de nós e nos coloca diante do outro numa relação de acolhida, de compreensão (ouvir); na dimensão do cuidado, de importar-se com a história do outro (lembrar); encaminha; envolver-se e se questionar para onde estou direcionando meu olhar (ver); dar sentido as coisas, nomes, significados (conhecer); Do aproximar-se das realidades existentes (descer); do responsabilizar-se pelas minhas decisões – maturidade (decidir) e a dimensão da abertura, de se deixar ser ajudado para contribuir (chamar). 

E para finalizar a manha de formação Frei Vagner nos apontou alguns documentos da igreja que nos diz que é preciso forma-se para se conhecer e assim poder viver nossa afetividade e sexualidade de forma livre e generosa.

Optatam totius - Sobre a Formação Sacerdotal – Este documento se preocupa com a castidade e o celibato e trata de uma regulação emotiva, a busca de autocontrole. 

Perfectae caritatis- Trás a idéia de que a castidade torna-nos livre para nos dedicar as obras apostólicas, ao serviço Divino. 

Sacerdotalis Caelibotus- Propõe criar habilidades reais para se manter fiel, ou seja, procurar conhecer suas fragilidades, a aprender a lidar com seus instintos, buscar um equilíbrio psíquico e moral.

Obrigada mais uma vez pela disposição e partilha de saberes Frei Vagner e a CRB/PR – Curitiba por nos proporcionar a resignificar o postulinter. 





 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas