Terceiro Seminário de Partilha de Carismas 2021 - Convite


Na esperança de que novos tempos de paz e de superação das adversidades, cheguem a todas as sociedades e culturas, é que trazemos aos amigos e amigas das Regionais da CRB Nacional este convite.

O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, vem interpelando os corações de todas as pessoas de todas as culturas e sociedades, para que se movam em direção a Fraternidade Universal. 

Nesse mesmo espírito, a CRB Nacional, por meio de sua “Prioridade 3”, nos interpela a “Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com Leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações Inter congregacionais e em redes.

Por isso, entendemos que o Projeto “Partilha de Carismas” da CRB, é de fundamental importância na caminhada de comunhão entre Religiosos/as e Leigos/as de diferentes Carismas Congregacionais.

Nós, Leigos/as e Religiosos/as, das Regionais do RS, SC e PR, já estamos, há alguns anos, promovendo Seminários Regionais e Inter-Regionais de Partilha de Carismas. No ano de 2015, realizamos no Rio Grande do Sul, o 1° Seminário Inter-Regional RS/SC/PR. 

Neste evento focamos o trabalho no Protagonismo de Leigos e Leigas dos diferentes Carismas. O mesmo tema teve continuidade no 2° Seminário Inter-Regional de Partilha de Carismas, realizado em Santa Catarina, no ano de 2017. Neste último Seminário presencial, ficou definido o ano de 2020 para a realização do 3° Seminário no Paraná, o que não foi possível devido a pandemia, sendo adiado para  2021.

Em 2021, vamos realizar o 3° Seminário de Partilha de Carismas, de forma diferente. Será no formato virtual e por meio de quatro “Lives”, com o objetivo de aprofundar os pilares da formação Laical, conforme o documento 105 da CNBB: “Identidade, Espiritualidade, Vocação e Missão dos Cristãos Leigos e Leigas”.

A Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, presidida por Dom Giovane Pereira de Melo, juntamente com a CRB Nacional, nos estimulou para que rearticulássemos esse movimento Laical originado nos Carismas das Ordens Religiosas. 

Por isso, estamos ampliando a participação neste 3° Seminário de Partilha de Carismas 2021, coordenado pela Equipe de Partilha de Carismas da CRB-PR, em comunhão com a CRB-RS e CRB-SC. Dentro deste espírito, convidamos as demais regionais para participarem das referidas LIVES, ficando reservadas 20 vagas para a CRB-RS, 20 vagas para CRB-SC, 80 Vagas para CRB-PR (anfitriã) e 5 vagas para cada uma das demais regionais.

                     
DATAS - TEMAS - ASSESSORES:

21/08/2021 16h às 18h -  Lúcia Pedrosa - Tema: Identidade

18/09/2021 16h às 18h - Marilza Schuina - Tema: Vocação 
16/10/2021 16h às 18h - Gustavo Balbinot - Tema: Espiritualidade

20/11/2021 16h às 17h30 -  Dom Severino Clasen - Tema: Missão

Celebração 20/11/2021 18h

Plataforma: Zoom

Importante: para participar é necessário realizar a inscrição até o dia 18/08/2021, acessando o   link: Clique aqui para se increver.


             Equipes de Partilha de Carismas das Regionais da CRB – RS-SC-PR

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas